Óleo de Abacate

como fazer oleo de abacate caseiro

Olá, amados leitores e leitoras, hoje vou falar de um queridinho meu! Se eu tivesse que justificar a minha paixão pelo óleo de abacate em poucas palavras eu diria: é basicamente um tudo em 1! Quando se trata de acessibilidade e custo benefício é difícil concorrer com o abacate.

O óleo de abacate é uma sensação há tempos! Devido ao seu alto teor de gordura, o abacate era um alimento básico na dieta pobre em gordura da América pré-colombiana. O historiador espanhol do século XVI, Bernabé Cobo, que visitou a América em 1596, relatou em suas cartas o uso de óleo de abacate para cozinhar.

O óleo é extraído da polpa da fruta e não da semente. É melhor usar o tipo não refinado, prensado a frio, extra-virgem, que retém alguns dos nutrientes que poderiam ser perdidos no calor do processo convencional de extração.

A indústria alimentícia ainda não incorporou o óleo de abacate nas prateleiras dos supermercados, mas a indústria de cosméticos já se aproveita dos muitos benefícios do óleo para a pele e o cabelo. Existem muitos cremes, demaquilantes, hidratantes e protetores solares com substancias provenientes do abacate disponíveis em farmácias, perfumarias e lojas de produtos naturais.

Definitivamente, o óleo de abacate vai conquistar o seu coração. Deixo abaixo seus 10 maiores benefícios e utilidades. Confira!

Para que Serve o Óleo de Abacate

  1. FORNECE HIDRATAÇÃO PROFUNDA

Aplique óleo de abacate extra-virgem no rosto após a limpeza facial. Lave-a na manhã seguinte para não entupir os poros da pele.

  1. PREVINE OS DANOS À PELE CAUSADOS PELOS RAIOS SOLARES

Estudos descobriram que o abacate e, por extensão, o óleo de abacate, pode prevenir e tratar os danos da pele, graças ao seu FPS (fator de proteção solar). Dito isto, aplicar apenas óleo de abacate antes de ir pro sol pode não ser uma boa ideia. Em vez disso, use um protetor solar enriquecido com as propriedades da fruta. Depois de voltar do sol, limpe o rosto e aplique um pouco de óleo ou polpa de abacate para ajudar na reparação da pele.

  1. COMBATE SINAIS DE ENVELHECIMENTO

O óleo de abacate traz benefícios não apenas para a pele danificada pelo sol, mas também para qualquer pele que apresente sinais de envelhecimento natural, como rugas, secura e flacidez.

Dica: misture 2 colheres de sopa de óleo de abacate com 1/2 colher de chá de óleo de rícino para limpar a maquiagem. Esta é uma alternativa segura e suave para os produtos de limpeza de maquiagem a base de álcool que perturbam o equilíbrio ácido da pele.

  1. PREVINE A ACNE

Você pode prevenir e curar a acne usando óleo de abacate. Como falei acima, este óleo mantém a pele hidratada sem deixá-la muito oleosa, o que reduz bastante o risco de acne.

  1. ALIVIA A PSORÍASE

Verificou-se que o óleo de abacate misturado com vitamina B12 alivia os sintomas da psoríase, uma condição em que as células da pele se acumulam para formar manchas secas, escamosas e que dão coceira.

  1. MELHORA A CICATRIZAÇÃO

O óleo de abacate reduz a inflamação e torna a pele mais firme, aumentando a densidade de colágeno e a resistência.

  1. REDUZ AS OLHEIRAS

Pode ajudar a melhorar o aspecto das olheiras, pois também contém vitamina A e E, que combinadas com vitamina C e K, são conhecidas por ajudar a reduzir as olheiras e as rugas sob os olhos. A capacidade do óleo de penetrar na segunda camada da pele e se espalhar faz dele um produto excelente para a delicada região ao redor dos olhos.

  1. AJUDA NO CRESCIMENTO DO CABELO

Além de suas gorduras monoinsaturadas, como o ácido oleico, que hidrata o couro cabeludo, o óleo de abacate contém vitamina D, que é crucial para a geração de novos fios. Alguns pesquisadores afirmam que a vitamina D é vital para pessoas que sofrem de perda de cabelo. Incorpore o óleo em seu cronograma capilar, é simples, só aplicar o liquido no seu couro cabeludo e massagear bem.

  1. COMBATE A CASPA

A caspa é um resultado de um couro cabeludo seco. Com suas gorduras monoinsaturadas, o óleo de abacate pode prevenir a formação da caspa melhorando o aspecto seco dos cabelos.

  1. MELHORA A SAÚDE DAS UNHAS

Se você tem unhas ásperas, secas e quebradiças, este óleo pode ajudar na nutrição adequada às unhas. Aplique óleo de cutícula à base de abacate ou esfregue o óleo extra-virgem de abacate nas unhas.

Receita para Fazer o Óleo em Casa

Por fim, deixo aqui uma receita caseira de óleo de abacate para vocês desfrutarem de todos os benefícios citados acima e outros!

Material necessário:

  • Abacates maduros (use 3 unidades);
  • Forma de alumínio;
  • Tecido para espremer o óleo.

Como fazer:

  1. Amasse com um garfo a polpa do abacate. Espalhe a polpa sobre a forma.
  2. Leve ao sol forte por aproximadamente 3 a 5 dias, até que a polpa esteja seca, com coloração escura. Mexa com o grafo a polpa do abacate pelo menos uma vez ao dia, para que toda a polpa fique desidratada (sem água).
  3. Coloque pequenas quantidades do abacate seco em um pano e esprema para extrair o óleo. Nessa hora é preciso ter força. Se você tiver um espremedor de limão vai ser uma grande ajuda.
  4. Para finalizar coloque o óleo de abacate em um recipiente com tampa. Por não possuir conservantes guarde na geladeira.

Nota: Caso vocês prefiram adquiri-lo pronto eu sugiro o seguinte produto pois é totalmente orgânico: https://www.mundodosoleos.com/oleo-de-abacate

Por hoje é tudo, espero que vocês tenham curtido e continuem me acompanhando. Compartilhem a página com os vossos amigos e não se esqueçam de comentar aqui embaixo deixando mais dúvidas e opiniões sobre o óleo de abacate!

<< Conheça outros óleos essenciais

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (400 votos! Artigo avaliado com 4,90 estrelas / máximo de 5)
Loading...