Óleo de Alecrim

beneficios e utilidade do óleo de alecrim

Sejam todos bem-vindos! Hoje eu acordei com uma leve dorzinha muscular e tratei logo com óleo de alecrim. É claro que imediatamente lembrei de vocês, afinal, eu não poderia privar os leitores do Blog da minha receita caseira contra dores musculares usando óleo de alecrim, pois esta é uma das ervas mais poderosas do planeta.

Ao longo do artigo vou apresentar alguns dos benefícios mais impressionantes do óleo de alecrim e ao final vocês poderão encontrar a receita caseira para tratar as dores musculares que eu utilizo.

Considerado sagrado pelos gregos antigos, romanos, egípcios e hebreus, o alecrim é muito mais do que uma erva aromática saborosa e perfeita para temperar batatas e carnes. É também, inquestionavelmente, um grande remédio da medicina natural.

O alecrim tem um aroma impregnante e amadeirado e faz parte da família das mentas. Em pesquisas recentes, demonstrou-se que ele aumenta as chances de crescimento do nervo e auxilia na cura do tecido neurológico e da função cerebral. Nativo do Mediterrâneo, ele tem sido usado na medicina popular há milhares de anos para:

  • Melhorar a memória
  • Acalmar o aparelho digestivo
  • Aliviar dores musculares e dores em geral

Mais recentemente, tornou-se um ingrediente popular em muitos produtos de cuidados com a pele e cabelos devido às suas propriedades antissépticas; e pesquisadores estão começando a desvendar em laboratório as suas características medicinais.

Propriedades nutricionais do óleo de alecrim

Possuindo um índice extraordinário de antioxidantes, o alecrim tem o mesmo poder de combate aos radicais livres que as sementes de goji! No alecrim, a substância química primariamente responsável por isso é o carnosol, que é um diterpeno fenólico reconhecido cientificamente como agente eficaz contra a oxidação.

Além de ser um rico antioxidante, o carnosol também é conhecido por suas propriedades anti-câncer e anti-inflamatórias, o que ajuda a explicar por que o óleo de alecrim é tão potente. Também foi descoberto que o carnosol reduz a inflamação das células e também propicia:

  • Equilíbrio andrógeno e estrogênio no corpo
  • Hormônio do crescimento DHT, melhorando o crescimento do cabelo e a saúde da próstata
  • Redução no risco de câncer
  • Aumento do tecido nervoso cicatrizador
  • Aumento do crescimento do nervo

Segundo os pesquisadores, “tem uma toxicidade seletiva para células cancerígenas versus células não tumorigênicas e é bem tolerada quando administrada a animais”. Em outras palavras, o carnosol age como um franco-atirador que acerta no alvo inimigo sem danificar os aliados. Como células quimioterápicas que agem como uma bomba nuclear contra células cancerígenas encontradas ao longo no caminho.

Além de reverter a inflamação e deter o crescimento das células cancerígenas, pesquisas comprovaram que o óleo essencial de alecrim também é altamente eficaz em várias outras áreas. Veja abaixo os principais benefícios e utilidades…

Para que serve o óleo de alecrim

  1. AJUDA NO CRESCIMENTO DE CABELO

Quando o óleo de alecrim é aplicado sobre o couro cabeludo ele ajuda a estimular o crescimento do cabelo. Muitas pessoas também afirmam que ele pode prevenir a calvície, retardando o envelhecimento; além disso, pode ser usado para tratar a caspa. Para experimentar seus benefícios no crescimento do cabelo teste algumas das receitas caseiras de máscara com óleo de alecrim encontradas na Internet.

  1. MELHORA O CONCENTRAÇÃO E A MEMÓRIA

A capacidade de fortalecimento mental do alecrim é conhecida há milhares de anos. Estudiosos da Grécia antiga utilizavam o alecrim para melhorar a própria capacidade de memorização na época de exames acadêmicos.

  1. AJUDA NA DESINTOXICAÇÃO DO FÍGADO E NAS FUNÇÕES DA VESÍCULA BILIAR

Tradicionalmente utilizado devido a sua capacidade alívio no desconforto gastrointestinal, o alecrim também é um desintoxicante fantástico. Para obter melhores efeitos do óleo de alecrim vou compartilhar com vocês alguns dos modos mais eficazes e práticos de incorporá-lo à sua rotina. Confira abaixo…

Como usar óleo de alecrim

O óleo de alecrim possui várias formas de ser utilizado de um jeito eficaz e seguro. Quando se trata de implementá-lo nos cuidados da saúde física, recomendo as seguintes receitas caseiras.

Melhoria da memória – Misture 3 gotas de óleo de alecrim com 1/2 colher de chá de óleo de coco e esfregue na parte superior do pescoço.

Engrossar os fios de cabelo – Coloque 5 gotas de óleo de alecrim no couro cabeludo e massageie depois do banho.

Reduzir a dor – Misture 2 gotas de óleo de alecrim, 2 gotas de óleo de hortelã-pimenta e 1 colher de chá de óleo de coco e esfregue nos músculos articulações doloridas.

Melhorar a função da vesícula biliar – Misture 3 gotas de óleo de alecrim com 1/4 colher de chá de óleo de coco e esfregue sobre a área da vesícula biliar 2x por dia.

Onde comprar óleo de alecrim

Esta é uma das coisas mais importantes que você deve saber sobre óleos essenciais… nem todos são criados igualmente. Na verdade, a maioria deles é inútil para a saúde por serem sintéticos e com pouca pureza. Ao comprar óleos essenciais, verifique se eles realmente são terapêuticos, ou seja, puros, prensados a frio e orgânicos. Um bom Site para adquirir é esse: https://www.mundodosoleos.com/oleo-de-alecrim

Pronto, por hoje é isso, espero que vocês tenham gostado. Compartilhem o texto com familiares e amigos e deixem aqui embaixo nos comentários o que vocês acharam das dicas e também as possíveis dúvidas que surgiram ao longo do artigo. Vejo vocês no próximo post!

<< Conheça outros óleos essenciais

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (311 votos! Artigo avaliado com 4,82 estrelas / máximo de 5)
Loading...