Óleo de Amendoim

para que serve e quais os beneficios do oleo de amendoim

No mundo de hoje existem várias receitas para diversos problemas, e cada uma tem sua particularidade ou ação específica, proporcionando bem-estar, prevenção de doenças e até esteticamente falando podem ser grandes aliadas. O óleo de amendoim, que é produzido pelo seu grão, se destaca pelos benefícios que oferece e ainda mais pela praticidade que o mesmo tem.

Seus benefícios envolvem questões básicas no nosso dia a dia e podem estender esses benefícios ao corpo inteiro. Apesar de não ter cheiro e nem sabor, se engana quem pensa que de nada vale. Em sua composição estão presentes importantes vitaminas e outros compostos que são de grande valia para a saúde humana.

Benefícios do Óleo de amendoim

O óleo essencial de amendoim possui em sua composição vitamina E e ômega seis. Esses compostos atuam diretamente nas nossas células. A vitamina E é antioxidante e auxilia o combate ao envelhecimento precoce, através do fortalecimento das células. O ômega seis é efetivo na renovação celular. A combinação desses dois compostos dá ao corpo mais vitalidade e traz inúmeros benefícios. A parte antioxidante pode ser útil também no processo de desintoxicação celular, de modo que as células possam trabalhar por mais tempo e a renovação possa ser garantida.

Suas propriedades não garantem somente isso. Seus benefícios também têm atuação direta no coração, através da prevenção de formação de coágulos na artéria. Isso é possível através das gorduras monoinsaturadas que possui. Por isso pode ser um dos grandes aliados na sua alimentação diária.

Além de não possuir colesterol, o óleo de amendoim possui em sua composição o ácido graxo. Esse componente é importantíssimo para a diminuição das taxas de colesterol ruim do sangue. Assim o colesterol estará sempre controlado, caso use o óleo.

Seu benefício se estende também para o rejuvenescimento da pele e é extremamente eficaz na renovação dos tecidos. Sendo indicado para pessoas grávidas ou pessoas em processo de emagrecimento, o óleo essencial de amendoim ajuda a combater a flacidez através dos seus componentes.

Também é eficaz para a dieta, na substituição do óleo comum que usamos na cozinha. Devido às suas propriedades, mesmo elevado a altas temperaturas ele não oxida, assim, não absorve o sabor ou altera o prato em questão, bem como auxilia na digestão, reduzindo a sensação de inchaço depois da refeição.

É sempre bom estar atento ao uso moderado do óleo de amendoim. Mesmo não havendo nenhum tipo de malefício direto, o seu uso constante pode trazer riscos à saúde. Caso queira aplicar o óleo diretamente na pele, deve misturar com água e evitar regiões muito sensíveis.

Para que Serve o Óleo de Amendoim?

Como já dito e apontado anteriormente, o óleo de amendoim é eficaz nos tratamentos relativos a renovação celular, redução de colesterol, melhora da digestão e até problemas relativos à flacidez, causados por gravidez ou processo de emagrecimento, que geralmente causa desgastes significativos no tecido.

Em outras palavras, para quem tem problemas cardíacos o óleo é um excelente aliado e pode ainda prevenir doenças mais graves. Sua composição combate o excesso de gordura que se fixa nas paredes das artérias, deixando caminho livre para que o coração trabalhe sem muitas complicações.

Para quem busca algo na direção de desintoxicação também é bastante útil. Considerando que o óleo age diretamente nas células com o seu poder antioxidante, pode ser também fator de desintoxicação, até porque sua composição auxilia na renovação celular.

Na dieta ou na pele, é importante ter em mente os benefícios e não abusar tanto do seu uso, mesmo não se tendo malefícios registrados, se sabe que ele perde a grande parte de seus benefícios, sendo o uso em excesso simplesmente inútil e ineficaz. O ideal é fazer o uso moderado, se possível, com algum tipo de acompanhamento.

Caso tenha problemas cardíacos, converse com seu médico e fale a respeito do uso do óleo de amendoim, para que o tratamento possa ser devidamente indicado e acompanhado, evitando usos desnecessários ou excedendo o indicado. O uso do óleo de amendoim não substitui medicamentos nem hábitos de vida saudáveis. Por isso, mesmo utilizando o liquido busque sempre praticar exercícios físicos e balancear a dieta, para que os benefícios gerados pelo óleo de amendoim sejam visíveis e até mais efetivos.

<< Conheça outros óleos essenciais

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (455 votos! Artigo avaliado com 4,88 estrelas / máximo de 5)
Loading...