Óleo de Argan

beneficios do óleo de argan (argão)

Olá, meus amores! Minha mãe chegou de viagem essa semana com um presente incrível: produtos da linha Moroccanoil de cuidados para o cabelo. Como eu venho usando os produtos da linha desde que ela foi lançada no mercado hoje eu resolvi compartilhar com vocês os benefícios do principal componente desta marca: o óleo de argan (argão).

Ele é frequentemente usado para fins cosméticos e também culinários. Encontramos este óleo misturado a pomadas, cremes e outros óleos base ou na forma de óleo essencial puro e 100% natural. Hoje em dia, muitas pessoas o utilizam para cuidar do cabelo e da pele. Ele é proveniente do Marrocos e sua quantidade limitada tornou o preço um pouco salgado no decorrer dos últimos anos, mas o governo local já está aumentando a produção para atender à crescente demanda.

No Marrocos, ele era muito usado no preparo de alimentos, quase como um azeite comum, mas recentes descobertas acerca de seus inúmeros benefícios à saúde levaram ao aumento de sua exportação. Dentre essas descobertas as que mais se destacam são:

  • acelera a cicatrização
  • hidrata a pele
  • retarda o envelhecimento
  • diminui o colesterol
  • trata o câncer
  • melhora a saúde capilar
  • auxilia na digestão
  • reduz a inflamação
  • protege o fígado
  • controla o diabetes
  • fortalece as unhas
  • aumenta a saúde do coração

Veja com mais detalhes os maiores benefícios do óleo de argan. Role o mouse e explore os tópicos abaixo…

1. Cuidados com a pele

A função mais conhecida e popular do óleo de argan é no tratamento da pele. Os triterpenóides encontrados neste poderoso óleo, em combinação com outros compostos orgânicos, são capazes de prevenir o aparecimento de manchas e cicatrizes que surgem no decorrer do tempo e podem até mesmo prolongar o aspecto jovem da pele evitando surtos de acne e dermatite. Além disso, se você tiver células tumorais na pele, os compostos voláteis do óleo de argan podem reduzi-las. O envelhecimento precoce, que é um problema sério para muitas pessoas, também pode ser prevenido com o uso deste óleo, pois ele mantém e prolonga a elasticidade da pele no decorrer da idade.

2. Aumenta a saúde do coração

Todos nós fazemos uso de diversos tipos de óleos de cozinha e escolher uma opção mais saudável como o óleo de argan pode ajudar a reequilibrar os níveis de colesterol. Ao diminuir os níveis de “colesterol ruim” (LDL) e aumentar os níveis de “colesterol bom” (HDL), ele pode ajudar a prevenir a aterosclerose, ataques cardíacos, derrames e outros problemas cardíacos graves causados ​​pelo excesso de colesterol ruim.

3. Previne o câncer

Por ser rico em antioxidantes e triterpenóides, ele pode influenciar diretamente nos níveis de radicais livres do seu corpo. O excesso de radicais livres pode causar câncer e outras doenças crônicas, pois ele é a causa da mutação de células saudáveis em tumores. O câncer de próstata e o câncer de bexiga têm sido as principais áreas de estudo até agora, mas as propriedades anti-inflamatórias gerais deste óleo podem ajudar a reduzir outros tumores cancerígenos.

4. Melhora a Digestão

Muitas pessoas comem bem, mas seus corpos não absorvem adequadamente os nutrientes de que precisam, principalmente por causa de problemas no estômago ou de um sistema gástrico em más condições de funcionamento. Os compostos orgânicos deste óleo podem aumentar os níveis de pepsina no estômago e também os de suco gástrico, o que resulta em uma digestão mais eficiente e uma maior ingestão de nutrientes.

5. Cuida do cabelo

Se você sofre de pontas duplas, o que incomoda milhões de pessoas em todo o mundo, adicionar óleo de argan diretamente ao seu cabelo pode ser um remédio rápido e eficaz. Nele há uma alta concentração de vitamina E, que pode rejuvenescer o cabelo, proteger os folículos capilares, dar o brilho e melhor aparência geral aos fios.

6. Fortalece as unhas

Além de pouco atraentes, unhas feias e mal cuidadas também são criadouros de bactérias e infecções fúngicas. O óleo de argan tem qualidades antibacterianas naturais que podem proteger suas unhas de uma ampla variedade de infecções e melhorar seu aspecto e coloração.

7. Melhora a saúde do fígado

O fígado não é apenas um dos órgãos mais delicados do corpo, mas também um dos mais importantes. Felizmente, as propriedades hepatoprotetoras deste óleo podem aumentar a saúde do seu fígado toda vez que você o ingerir junto em uma de suas refeições!

8. Acelera a cicatrização de feridas

Se você tiver uma ferida ou machucado em sua pele e quiser acelerar a cicatrização ou prevenir novas infecções aplique um pouco de óleo de argan na pele ou coloque-o junto a outro óleo base. Seu consumo também ajuda na cicatrização de feridas, mas é muito mais eficaz quando aplicado diretamente.

É seguro usar óleo de argan?

Não há efeitos colaterais comuns, mas há uns poucos relatos de reações alérgicas na forma de erupções cutâneas, e – em um caso extremo – anafilaxia. Você deve sempre falar com seu médico antes de adicionar um remédio natural à sua dieta. Também é imprescindível comprar de fonte segura e confiável.

Eu amo e recomendo todos os cosméticos feitos com óleo de argan da linha Moroccanoil. Para comprar o óleo 100% natural eu recomendo o Site da marca Mundo dos Óleos, lá eles vendem o frasco com 60ml a R$41,90 e entregam no mundo inteiro.

Gostou das dicas de hoje? Deixe seu comentário aqui embaixo, eu vou amar saber o que você pensa desse óleo e responder possíveis dúvidas que tenham surgido durante a leitura. Não se esqueça de compartilhar esse texto com amigos e familiares para que mais pessoas conheçam os benefícios do óleo de argan. Até a próxima!

<< Conheça outros óleos essenciais

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (455 votos! Artigo avaliado com 4,92 estrelas / máximo de 5)
Loading...