Óleo de Babaçu

para que serve o óleo de babaçu

Bem-vindos, meu amores! Muitos de vocês pedem pra eu escrever sobre óleos que possam ser utilizados para fins culinários e cosméticos, pois bem, atendendo a pedidos hoje eu vou apresentar pra vocês o óleo de babaçu.

Este óleo essencial ainda é pouco conhecido do grande público, mas seus benefícios irão te surpreender. O babaçu é uma palmeira nativa das regiões norte e nordeste do Brasil. O óleo é extraído das amêndoas do fruto do babaçu e pode ser empregado para diversos fins, dentre os quais podemos destacar:

  1. Combustível
  2. Lubrificante
  3. Sabonetes
  4. Cosméticos

Abaixo eu listo as vantagens e benefícios do uso de óleo de babaçu para fins culinários e cosméticos. Confira…

Para que serve o óleo de babaçu?!

  1. Hidrata a pele

Por ter um alto teor de absorção, quando o babaçu é aplicado diretamente na pele equilibra o óleo natural do rosto. Ele é um excelente hidratante para a pele, especialmente as de tipo oleosa e seca. Devido a estas qualidades, ele ajuda a pele seca e escamosa tornando sua aparência suave e macia e também ajuda a pele oleosa tornando seu aspecto saudável e tirando o excesso de brilho.

  1. Ótimo óleo de cozinha

O óleo de babaçu é usado para cozinhar há séculos. O que o torna uma ótima opção culinária é a sua composição. Um dos principais componentes deste óleo é o ácido láurico, além disso, também contém uma mistura de ácido esteárico, ácido mirístico, ácido palmítico e ácido oleico. Estes ácidos são excelentes para a saúde e tornam o óleo de babaçu semelhante ao óleo de coco, apesar de não possuir nem de longe a mesma fama.

  1. Anti-inflamatório

O babaçu também é repleto de antioxidantes, tais como vitamina E e fitoesteróis. Estes antioxidantes podem combater a inflamação de forma muito eficaz. Esta é a razão pela qual o óleo é usado para tratar várias condições da pele, como eczema e psoríase.

  1. Combate os radicais livres

Quer você use óleo de babaçu por via tópica (diretamente sobre a pele) ou oral, você se beneficiará de suas propriedades antioxidantes. O óleo pode destruir os radicais livres em excesso que levam a certas doenças graves como câncer e envelhecimento precoce.

  1. Protege a pele

Quando o óleo de babaçu é usado em climas tropicais ele pode esfriar a pele. Os ácidos mirístico e láurico presentes no óleo derretem no corpo a partir de uma determinada temperatura. Então, quando o óleo é aplicado na pele, ele retira o calor e a esfria. Ele também forma um revestimento na pele que a protege de poluentes e outros contaminantes. Extensas pesquisas em ratos provaram que este óleo também pode ser usado para curar pequenas queimaduras e cortes.

  1. Combate as pontas duplas

Quando aplicado diretamente sobre o cabelo este óleo pode desfazer os danos devido ao excesso de produtos químicos. Aplique um pouco de óleo da raiz às pontas, deixe agir por no mínimo 10 minutos e depois lave e condicione o cabelo. Isso ajudará a tratar pontas duplas.

  1. Melhora a saúde capilar

Aplique um pouco de óleo de babaçu antes de lavar o cabelo e isto irá aliviar a aparência de ressecamento. Depois de aplicar e lavar o óleo seu cabelo também ficará brilhante. Isso acontece porque ele ajuda a restaurar a elasticidade perdida do cabelo e faz com que pareça mais volumoso. Este é o óleo perfeito para tratar cabelos danificados e quebradiços.

  1. Combate lábios ressecados

Nunca mais compre produtos químicos para hidratar os seus lábios ressecados. Em vez disso, misture um pouco de óleo de babaçu com um pouco de manteiga de karité e aplique nos lábios. Você terá lábios macios e sensuais que serão o centro das atenções.

  1. Trata a caspa

O óleo de babaçu tem todos os ingredientes para restaurar a saúde do seu couro cabeludo e quando ele está saudável seu cabelo cresce mais rapidamente e com saúde. O óleo de babaçu tem ácidos que podem fazer milagres no combate ao couro cabeludo ressecado. Se você tem problemas de caspa este óleo é tudo que você precisa.

  1. Relaxa o corpo

Se você quer usar o mesmo óleo no rosto e no corpo acaba de encontrar um candidato. Este óleo é excelente para fins terapêuticos e irá proporcionar todo o relaxamento que uma boa massagem pode lhe dar.

Em combinação com outros óleos naturais, como o de jojoba e o de coco, este óleo também pode fazer maravilhas. Eu recomendo óleo de babaçu 100% puro, natural e prensado a frio. Eu compro pelo site Destilaria Bauru, que vende 500 ml de óleo de babaçu a R$38,90.

Agora que você sabe tudo sobre os benefícios do óleo de babaçu, o que você está esperando? Deixe suas dúvidas e compartilhe sua experiência aqui embaixo nos comentários. Não se esqueça de compartilhar o post com familiares e amigos para que mais pessoas conheçam e possam se beneficiar deste produto. Até a próxima!

<< Conheça outros óleos essenciais

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (512 votos! Artigo avaliado com 4,74 estrelas / máximo de 5)
Loading...