Óleo de Borragem

tudo sobre o óleo da planta borragem

Olá, querido leitor, bem-vindo a mais um post. Hoje eu vou contar tudo sobre o óleo de borragem, uma novidade que eu tenho indicado para as minhas amigas grávidas e sei que muita gente ainda não ouviu falar.

Este óleo é derivado de uma flor silvestre conhecida como borragem. Há séculos é utilizado para fins culinários e medicinais. Ele é bastante famoso por fornecer um alto nível de ácido gama-linolênico (GLA), um ácido graxo com fortes propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

A borragem também contém:

  1. Vitamina A
  2. Vitamina C
  3. Niacina
  4. Tiamina
  5. Riboflavina colina
  6. Proteínas
  7. Fibras
  8. Minerais
  9. Outros compostos vegetais

Embora geralmente seja usado em uma cápsula, ele também pode ser aplicado topicamente (direto sobre a pele). Também pode ser inalado, vaporizado e misturado a outros óleos. Abaixo segue a minha lista sobre os maiores benefícios que o óleo de borragem pode oferecer a você.

Para que Serve o Óleo de Borragem

  1. Alivia a dor da artrite reumatoide

O óleo de borragem alivia os sintomas de doenças auto-imunes. Pesquisas recentes concluíram que o GLA em óleos como o de borragem pode proporcionar alívio dos sintomas da artrite reumatóide e possivelmente reduzir a necessidade de analgésicos. Ele alivia a inflamação, diminui o inchaço, a sensibilidade e a dor articular. O GLA do óleo de borragem é um remédio natural especialmente eficaz quando usado em combinação com medicamentos anti-inflamatórios convencionais.

  1. Melhora doenças de pele como eczema, psoríase, acne e dermatite seborreica

Este óleo também tem sido usado para melhorar doenças de pele inflamatórias, incluindo a dermatite seborréica, a psoríase, o eczema e até mesmo a acne. A pele saudável depende de quantidades adequadas de lipídios para ter umidade, maleabilidade e suavidade, bem como para prevenir doenças. Os ácidos graxos poliinsaturados mais importantes para a manutenção de uma pele saudável e para o alívio das doenças de pele são os ácidos graxos essenciais da família ômega-6, o GLA. Se você não tem os ácidos graxos que são essenciais para a saúde da pele, o óleo de borragem pode ser um bom remédio natural. Algumas pesquisas demonstraram que aqueles que tomam até 720 miligramas de GLA por dia durante dois meses encontraram melhorias significativas na saúde da pele.

  1. Melhora da periodontite (doença da gengiva)

Evidências sugeriram que os efeitos anti-inflamatórios do óleo de borragem podem ser benéficos no tratamento da periodontite, mais conhecida como doença da gengiva. Estudos mostraram que pessoas que tomavam suplementos de óleo de borragem tinham melhor saúde da gengiva e reduziam a gengivite relacionada à periodontite.

  1. Combate certos tipos de câncer

Estudos mostraram que ele também pode combater o crescimento de células cancerígenas porque protege o DNA, sendo um ótimo tratamento natural contra o câncer, graças à sua capacidade de reduzir o dano genético oxidativo que leva ao desenvolvimento de uma doença.

  1. Combate o alzheimer

O GLA tem a capacidade de acelerar a transmissão de impulsos nervosos, importante para tratar as deficiências de memória associadas ao alzheimer.

  1. Apoia a saúde pulmonar e tratamento de infecções respiratórias

Há muito tempo o óleo de borragem é usado para acelerar a cura do resfriado comum e da gripe; ele diminuiu a necessidade de tomar medicamentos e interrompe a inflamação que pode levar à piora dos sintomas respiratórios.

  1. Auxilia na queima de gordura e na perda de peso

Para aqueles que lutam para perder peso o óleo de borragem pode ser capaz de ajudar, pois o GLA tende a causar menos acúmulo de gordura corporal em comparação com outros óleos vegetais, especialmente os refinados.

  1. Redução da pressão arterial elevada

Pesquisas em animais sugerem que o óleo de borragem pode proteger contra hipertensão ou pressão alta. Em um pequeno estudo em adultos do sexo masculino que enfrentaram situações estressantes foi comprovado que o óleo alivia o estresse e a tensão. Os voluntários do experimento disseram que realizar tarefas cotidianas também havia ficado mais fácil.

  1. Remedia a impotência sexual masculina e melhorar a fertilidade

O GLA é conhecido por ajudar a estimular o fluxo sanguíneo, e é por isso que alguns especialistas acreditam que ele pode ajudar a solucionar uma das principais razões para a impotência sexual masculina. Por melhorar a função uterina também pode ajudar mulheres com dificuldades de engravidar.

  1. Ajuda na saúde dos bebês

Também tem havido evidências de que bebês prematuros que recebem suplementos de óleo de borragem têm melhores taxas de crescimento e desenvolvimento. Tanto o GLA do óleo de borragem quanto os suplementos de ácidos graxos ômega-3 podem apoiar o desenvolvimento do sistema nervoso central, bem como diminuir os riscos associados a nascimentos prematuros.

Além disso, este óleo tem sido útil no auxílio a trabalhos de parto menos dolorosos. Na verdade, é comumente usado durante o final da gravidez para o amadurecimento cervical, um processo que ocorre naturalmente quando o útero se prepara para o trabalho de parto. Durante o amadurecimento cervical, o colo do útero se torna mais curto e mais macio – sem esse processo, o trabalho de parto pode ser muito mais doloroso e difícil.

Espero que você tenha gostado dessas informações sobre o óleo de borragem, ele pode ser consumido em capsulas e eu recomendo comprar a marca Unilife. A loja folha verde vende o frasco com 60 capsulas a R$35,00 reais.

Não esqueça de comentar aqui embaixo o que você achou deste óleo essencial e deixe sugestões para os próximos posts. Compartilhe com amigos e familiares e ajude mais pessoas a conhecerem esse excelente remédio natural. Beijos e até a próxima.

<< Conheça outros óleos essenciais

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (398 votos! Artigo avaliado com 4,88 estrelas / máximo de 5)
Loading...