Óleo de Cártamo

beneficios do óleo das sementes de cártamo

Bem-vindo visitante! Eu preparei pra hoje um artigo maravilhoso sobre uma florzinha linda da qual se extrai um óleo muito poderoso! Alguém tem alguma ideia do que seja? Acertou quem falou óleo de cártamo! 🙂

Esse óleo é extraído das sementes do cartamo, de colheita anual, também conhecida como açafrão-bastardo. Essa planta é semelhante a um cardo, pois contém muitos ramos. No passado, as sementes de cártamo eram tipicamente usadas para fabricação de tintas (inclusive a palavra “carthamus” vem do árabe “kurthum”, que significa tingir), especialmente nas culturas árabes, gregas e egípcias.

Na história moderna, o óleo vegetal é o elemento mais valioso da planta. Alguns de seus benefícios para a saúde incluem:

  1. capacidade de reduzir os níveis de colesterol
  2. controlar o açúcar no sangue
  3. ajudar na perda de peso
  4. cuidados com os cabelos
  5. reduzir os sintomas da TPM
  6. estimular o sistema imunológico, dentre outros.

Para que Serve o Óleo de Cártamo?!

  1. Previne problemas cardíacos

O óleo de cártamo contém um alto teor de ácidos graxos ômega-6, também conhecido como ácido linoléico. Este ácido ajuda a manter um equilíbrio saudável dos níveis de colesterol no corpo, o que diminui as chances de desenvolver aterosclerose, assim como ataques cardíacos e derrames.

  1. Previne diabetes

O ácido linoléico também ajuda a gerenciar os níveis de açúcar no sangue, um benefício muito favorável às pessoas diabéticas. Também pode impedir que as pessoas desenvolvam diabetes.

  1. Emagrecimento

O ácido graxo ômega-6 ajuda o corpo a queimar gordura ao invés de armazená-la. Isso faz com que o óleo de cártamo possa ser usado em preparações culinárias por pessoas que sofrem de obesidade ou por pessoas que querem perder peso.

  1. Cuidados para o cabelo

Rico em ácido oleico, ele é muito benéfico para o couro cabeludo e o cabelo. Esta vitamina aumenta a circulação no couro cabeludo, estimulando o crescimento dos fios e fortalecendo os folículos. Ele também ajuda a manter o cabelo brilhante.

  1. Cuidados para a pele

Seu alto conteúdo de ácido linoleico torna-o ideal para melhorar a qualidade e a aparência da sua pele. Combinado com o sebo, que é o óleo natural produzido pela nossa pele, ele ajuda a desobstruir os poros e reduzir os cravos, assim como a acne. Ele também estimula a regeneração de novas células da pele, ajudando na remoção de cicatrizes e manchas da superfície da pele.

  1. Alivia os sintomas da TPM

O ácido linoléico regula as prostaglandinas no corpo, que causam flutuações e sintomas hormonais dramáticos durante a menstruação. Portanto, pode diminuir a gravidade dos sintomas da TPM e atuar como regulador dos ciclos menstruais.

  1. Impulsiona o sistema imunológico

Embora ajude na regulação do funcionamento das prostaglandinas, o óleo de cártamo também contribui para formar ácidos graxos ômega-6, que criam as mesmas. Essas substâncias ajudam o corpo a funcionar normalmente fazendo com que o nosso corpo fique mais protegido.

Contraindicações, Modo de Uso e Onde Comprar

Se vocês tiverem alergia a planta tília e a outras da mesma família não façam uso do óleo de cártamo, pois é da mesma família botânica e pode causar reações alérgicas variáveis.

Geralmente, o óleo de cártamo pode ser utilizado para substituir qualquer óleo vegetal (como, por exemplo, o óleo de girassol), inclusive para o preparo de alimentos. Para as pessoas que pretendem fazer uma absorção maior de seus nutrientes é aconselhável o uso como suplemento nutricional, ingerindo-o em cápsulas. Lembrando que é sempre importante consultar um médico ou nutricionista antes de iniciar qualquer tratamento, mesmo com produtos naturais.

Vocês podem adquirir o óleo de cártamo em lojas de produtos naturais ou na internet. Eu gostei do custo benefício do óleo de cártamo da Fortvitta, vendido no site da Natue a R$ 43,20 o frasco com 120 cápsulas.

E então, pessoal, impressionante a quantidade de benefícios que os óleos vegetais nos oferecem, não é mesmo? Deixem seus comentários e compartilhem suas impressões sobre o precioso óleo de cártamo com seus amigos e familiares! Até mais.

<< Conheça outros óleos essenciais

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (422 votos! Artigo avaliado com 4,92 estrelas / máximo de 5)
Loading...