Óleo de Chia

para que serve o óleo de chia

Olá, queridos visitantes! A semente de chia, como sabemos, possui inúmeros benefícios, porém vocês sabem o que acontece quando se extrai o óleo da semente? É o que nós vamos descobrir agora. Hoje eu venho apresentar a vocês o óleo de chia – ao longo do texto tirarei todas as dúvidas que vocês me mandam.

Além de responder a essas perguntas, eu vou deixar uma listinha para que vocês aprendam a melhor forma de usufruir deste óleo extraordinário. Continuem comigo…

O que é o óleo de chia?

O óleo de chia é extraído de milhares de sementinhas de chia prensadas e o resultado é um produto super rico em ômega 3 e capaz de nutrir o corpo como um todo, fazendo bem para o cérebro, coração, sistema imunológico e articulações. O óleo de chia também contém uma quantidade significativa de antioxidantes que protegem a pele e as células.

Por que o ômega 3 presente no óleo de chia é essencial para a saúde?

Nossos corpos fabricam muitos nutrientes, mas não o ômega 3. Conseguimos obter este ácido graxo apenas da ingestão de certos alimentos ou suplementos. Infelizmente, muitos deles contêm baixas e até mesmo insignificantes taxas de ômega 3.

O óleo de chia é perfeito porque contém quantidades significativas de ômega 3 na forma encontrada na natureza. É essencial que você complemente sua dieta com ômega 3 de alta qualidade, como o óleo de semente de chia, pois ele reduz a inflamação no corpo e protege suas células; ele também apoia sistemas críticos em seu corpo como coração, cérebro, sistemas imunológico e nervoso.

De onde vem o óleo de chia?

Um óleo de boa qualidade virá de sementes de chia cuidadosamente selecionadas que contêm as maiores quantidades de ácidos graxos essenciais e antioxidantes. E não irá conter quaisquer aditivos prejudiciais, pesticidas, herbicidas ou contaminantes. Nunca é demais lembrar – privilegie sempre o uso de orgânicos na sua alimentação e cuidados com o corpo.

6 Principais benefícios do óleo de Chia

Este óleo contém quantidades extraordinariamente altas de antioxidantes e fitonutrientes. Essas propriedades surpreendentes são encontradas naturalmente dentro da semente de chia para ajudar a proteger a semente do estresse oxidativo. Esses mesmos sequestradores de radicais livres que protegem a semente também podem proteger as suas células.

O óleo de Chia deve ser tomado pela manhã, antes das refeições. Eu gosto de tomar uma colher de chá de manhã para sentir os benefícios ao longo do dia. Tomando diariamente você poderá experimentar os seguintes benefícios:

  1. FUNÇÃO CEREBRAL MELHORADA

Os ácidos graxos provenientes do ômega 3 ajudam a construir as membranas das células cerebrais, promovem a formação de novas células e reduzem a inflamação geral do cérebro. Isso melhora o seu humor e memória e pode te proteger contra certos distúrbios cerebrais como depressão e demência.

  1. REDUZ INFLAMAÇÕES E DORES NAS ARTICULAÇÕES

Correr, andar de bicicleta, nadar ou qualquer atividade física de alto impacto coloca muita pressão sobre suas articulações. É essencial manter uma dieta que equilibre a proporção de ômega 3 para ômega 6 (ácido graxo muito mais comum na nossa alimentação e que quando consumido em excesso causa inflamações no corpo). Você começará a sentir a diferença nas suas articulações e níveis de energia quando começar a tomar diariamente o ômega 3 que vem do óleo chia.

  1. SUPORTE PARA O SISTEMA CARDIOVASCULAR

Está bem documentado que o ômega 3 é essencial para a saúde do coração. Essa gordura poli-insaturada parece ajudar o coração a bater no ritmo certo e evitar o ritmo errático perigoso e potencialmente fatal associado a inúmeras mortes cardíacas todos os anos no Brasil.

De acordo com pesquisas, os sobreviventes de ataque cardíaco que suplementaram as suas dietas com 1 grama de ômega 3 diariamente (durante três anos) foram menos propensos a ter um novo ataque cardíaco ou derrame. Uma colher de chá de óleo de chia diária é tudo o que você precisa para atingir os níveis ideais de ingestão de ômega 3.

  1. AJUDA A ELIMINAR A SÍNDROME DO OLHO SECO

O ômega 3 pode acabar com a síndrome do olho seco, de acordo com uma nova pesquisa. A síndrome do olho seco afeta até um terço da população mundial e provoca coceira, ardência nos olhos e sensibilidade à luz. Se não for tratada, pode prejudicar a visão e, em casos extremos, causar cegueira. Pesquisadores na Índia descobriram que uma dose diária de ômega 3 melhorou os sintomas da síndrome do olho seco em até 105%.

  1. É O ÓLEO PERFEITO PARA TODOS OS TIPOS DE PELE SECA

Se tem a pele seca, danificada pelo sol, ou deseja lábios cheios e hidratados, passe algumas gotas de óleo de chia todos os dias em seus poros e comece a sentir a diferença de suas propriedades antienvelhecimento exclusivas. O óleo aumenta significativamente a hidratação da pele, melhorando até as peles mais secas.

  1. PELE RADIANTE E JOVEM

Procurando por aquela pele “brilhante” e radiante? O óleo da semente de chia fornece nutrientes essenciais à sua pele e cabelo. Você pode usá-lo em todos os lugares! Aplique-o à sua pele, esfregue-o em pontos secos e até mesmo adicione-o à sua rotina de condicionamento capilar para ajudar a nutrir as pontas duplas secas e o couro cabeludo.

Onde comprar esse óleo?

Antes de começar a olhar em lojas de produtos naturais e farmácias, lembre-se que nem todas as sementes de chia são iguais e, portanto, nem todo o óleo é feito da mesma maneira ou possui a mesma qualidade. Você deve procurar um óleo de chia prensado a frio e engarrafado em frasco de vidro escuro para protegê-lo de ficar rançoso, o que geralmente ocorre em muitos óleos de peixe e outros suplementos de ômega 3.

Em suma, é importante que o óleo de chia que você está usando seja:

  • Orgânico, livre de pesticidas e herbicidas;
  • Contenha a maior quantidade de antioxidantes e ácidos graxos essenciais;
  • Seja embalado em um frasco de vidro escuro para evitar a exposição a plásticos leves e químicos;
  • Eu recomendo óleo de chia extra virgem, orgânico e prensado a frio;

Posso cozinhar com óleo de chia?

Sim! Surpreendentemente, o óleo de semente de chia tem um alto ponto de fumaça, maior que o do óleo de coco!

Contraindicações

A chia não possui exatamente malefícios, mas ela pode gerar efeitos colaterais quando consumida em excesso e sem moderação, são eles:

  • Hipotensão
  • Hipertensão
  • Doença diverticular
  • Síndrome do intestino irritável
  • Diarreia

Pronto, chegamos ao fim! 🙂 Espero que vocês tenham aproveitado esse resumo super completo que eu fiz a partir das dúvidas que vocês me mandaram. Hoje eu abordei os benefícios do óleo de chia tanto para a saúde dos órgãos internos quanto externos, espero que vocês estejam convencidos da importância de uma dieta suplementada com esse produto. Compartilhem o artigo com amigos e deixem aqui embaixo mais dúvidas que possam ter surgido durante a leitura do artigo. Até a próxima.

<< Conheça outros óleos essenciais

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (501 votos! Artigo avaliado com 4,79 estrelas / máximo de 5)
Loading...