Óleo de Cravo da Índia

para que serve o óleo de cravo e como usar

Bem vindo visitante 🙂 , hoje eu venho compartilhar com você os benefícios do óleo de cravo da índia. Ele atua na saúde geral do corpo devido à sua composição natural e também auxilia em diversos tratamentos estéticos. O que mais impressiona no óleo de cravo é a abrangência do seu poder curativo e o amplo alcance de suas propriedades medicinais.

Aqui, eu vou dar dicas de como utilizar esse óleo para tratar a micose, cabelo e unhas, deixando ao final uma receitinha bombástica contendo óleo de cravo caseiro e que pode ser feita com facilidade no conforto do seu lar.

O cravo da índia possui agentes antibacterianos, antimicrobianos, antifúngicos e antissépticos. Além disso, por conter eugenol em sua composição também é um eficaz anestésico. Antes de começar com as dicas eu desejo ressaltar que o óleo do cravo cuida de uma quantidade enorme de condições. Só para vocês terem uma ideia, antes de ir a fundo nos temas que eu separei pra hoje vou listar algumas das outras funções que ele pode desempenhar:

  • Combate a dor de garganta.
  • Alivia dores de dente.
  • Trata feridas, contusões, inchaços, infecções, fungos e inflamações da pele.
  • Auxilia no tratamento da acne.
  • Melhora a circulação sanguínea.
  • Cura dor de cabeça.
  • Controla a diarreia.
  • Afrodisíaco natural.

É realmente impressionante o poder de cura e alívio que este óleo exerce na nossa saúde física. No entanto, tenham muito cuidado para não exceder no uso. Nunca ultrapassem o consumo diário de 3 miligramas, pois acima dessa dosagem pode se tornar tóxico para o organismo. Pronto! Agora chegou a hora das dicas de ouro que eu prometi lá no início. Vamos logo ao passo a passo.

Óleo de Cravo para a Micose

Este óleo é perfeito para tratar micose ou frieiras e pode ser feito com apenas dois ingredientes que vários de nós possuímos em casa. Para esta solução você só irá precisar de:

  • 30 gramas de cravo da índia;
  • 200 ml de óleo/azeite de oliva extra virgem;
  • Coador;
  • Garrafa de vidro com tampa.

Como fazer: Misture o cravo da índia ao óleo de oliva extra virgem e leve ao fogo em banho maria por aproximadamente 1 hora, período necessário para que o óleo/azeite de oliva absorva as propriedades do cravo da índia. Deixe esfriar e despeje o conteúdo numa peneira dentro de uma garrafa de vidro limpa e seca. Depois é só tampar e guardar em um ambiente seguro por aproximadamente duas semanas. Depois é só aplicar sobre a área a tratar.

Óleo de Cravo para o Cabelo

As propriedades do cravo da índia auxiliam na prevenção à queda do cabelo, pois engrossa e fortalece os fios. Se você já realiza algum cronograma capilar é só incorporá-lo à fase de nutrição acrescentando uma colher de óleo de cravo à sua máscara capilar. Caso você queira acelerar o crescimento do seu cabelo eu tenho outra receitinha caseira maravilhosa. Para esta solução você só irá precisar de:

  • 140 ml de óleo natural (azeite extra virgem ou qualquer outro de sua escolha);
  • 10 gramas de canela;
  • 8 gramas de cravo da índia;
  • Coador;
  • Garrafa de vidro com tampa.

Como fazer: Misture os ingrediente e leve ao fogo em banho maria por aproximadamente 1 hora e deixe que os princípios ativos do cravo da índia e da canela penetrem no azeite. Depois espere esfriar e coe a solução em uma garrada de vidro limpa e seca e depois tampe. Deixe guardada por aproximadamente duas semanas antes de começar a utilizar a solução.

Como usar: Antes de lavar, aplique a solução nos cabelos secos massageando bem a raiz com a ponta dos dedos fazendo movimentos circulares no couro cabeludo. Deixei agir por 30 minutos e depois lave. Em seguida, para potencializar seus efeitos você pode fazer uma hidratação.

Óleo de Cravo para as Unhas

O óleo do cravo também auxilia no crescimento e fortalecimento de unhas fracas e quebradiças que costumam estar sempre descamando. Veja abaixo como fazer o tratamento…

Como usar: Aplique o óleo de cravo ao redor das unhas e massageie o entorno durante alguns minutos fazendo movimentos circulares até sentir que a pele absorveu uma boa quantidade do líquido. Caso você não esmalte as suas unhas pode repetir este processo todos os dias. Caso você esmalte faça esse processo uma vez na semana sempre que for limpar as unhas, de preferencia após ter feito a cutícula.

Óleo Caseiro muito Eficaz!

Acima eu deixei duas receitas muito simples para você experimentar. No entanto, como pôde ser visto, há inúmeras possibilidades de variações e interações com outros ingredientes que visam potencializar as ações do óleo de cravo. Para encerrar o post de hoje eu vou deixar pra vocês uma receita muito potente que mistura diversos ingredientes e promete reconstruir os cabelos danificados definitivamente. Você vai precisar de:

  • 250 ml de óleo/azeite de oliva extra virgem;
  • 60 ml de óleo de Rícino;
  • 3 pauzinhos de canela;
  • 2 colheres de sopa de hibisco ( flor de hibisco, chá de hibisco);
  • 1 colher de sopa de cravo da índia.

Como fazer: Utilize um vidro de 500 ml de óleo/azeite de oliva extra virgem. Após utilizar metade do seu conteúdo retire a tampa que veda o vidro e acrescente os outros ingredientes. Depois vede o vidro novamente e misture todos os ingredientes. Leve ao fogo em banho maria por aproximadamente 1 hora e depois desligue o fogo. Deixe descansar na água até esfriar e guarda a solução durante 15 dias. Depois disso ela estará pronta para o uso.

Gostaram das dicas de hoje? Como eu disse, o óleo de cravo é um produto natural que alivia e resolve vários sintomas e contribui para a melhoria da nossa aparência. Comentem aqui embaixo o que vocês acharam e deixem suas dúvidas. Beijos e até a próxima!

<< Conheça outros óleos essenciais

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (399 votos! Artigo avaliado com 4,90 estrelas / máximo de 5)
Loading...