Óleo de Gergelim

para que serve o óleo das sementes de gergelim

Seja bem-vindo, visitante! Hoje nós iremos explorar todos os benefícios do óleo de gergelim, um produto super saudável, rico em nutrientes e ainda pouco difundido na indústria dos cosméticos e na nossa culinária.

Mas o que é óleo de gergelim? É um óleo vegetal ainda pouco conhecido que é feito através das sementes do gergelim. É, de fato, uma das alternativas mais saudáveis aos óleos vegetais tradicionais. As sementes de gergelim, conhecidas pelo nome científico Sesamum indicum, são pequenas sementes amareladas que são encontradas principalmente na África, mas também crescem em menor número na Índia.

O óleo das sementes de gergelim ganhou relativa popularidade nos últimos anos porque é barato de se extrair. O problema é o processamento manual que as sementes requerem, o que resulta numa demanda sempre maior do que a produção. A impressionante quantidade de vitaminas, minerais, compostos orgânicos e outros componentes benéficos do óleo de gergelim são a razão pela qual ele é considerado tão saudável.

9 Maiores Benefícios do Óleo de Gergelim

  1. Para o cabelo

O óleo de gergelim tem sido usado para melhorar a saúde do cabelo. Ele pode ajudar a manter a cor natural do cabelo e minimizar a queda. Além disso, os efeitos antibacterianos do óleo  eliminam os corpos estranhos que podem atacar o couro cabeludo ou o cabelo.

  1. Para a pele

O óleo de gengibre é rico em zinco, que é um dos minerais mais importantes para a pele. O zinco pode aumentar a elasticidade e suavidade da pele, ajudar a reduzir o aparecimento de manchas devido à idade e retardar o envelhecimento. O óleo de gergelim também pode ser usado como protetor solar, porque cria uma camada protetora na pele, que é uma outra maneira de proteger o corpo de substâncias estranhas ou toxinas. Em alguns lugares, o óleo de gergelim tem sido usado para tratar doenças fúngicas.

  1. Para proteger a saúde do coração

Ele contém uma ampla gama de ácidos graxos poli-insaturados, incluindo sesamol e sesamina. Esses ácidos graxos mantêm o sistema cardiovascular forte e os níveis de colesterol LDL (ruim) baixos, prevenindo a aterosclerose. Isso significa que você está melhor protegido contra um ataque cardíaco e derrame se adicionar óleo de gergelim à sua dieta.

  1. Para melhorar a densidade óssea

O cobre, o zinco e o cálcio presentes no gergelim são essenciais ao fortalecimento ósseo. Isso significa que ao incorporar este óleo na sua dieta você pode aumentar a taxa de crescimento e desenvolvimento ósseo. Ele também irá acelerar qualquer cura ou regeneração óssea. Consumir este óleo pode ajudar a evitar a osteoporose.

  1. Para aliviar a ansiedade

A tirosina está diretamente ligada à atividade da serotonina no cérebro. Consumir óleo de gergelim pode ajudar a melhorar o humor inundando o corpo com enzimas e hormônios que fazem a pessoa se sentir feliz. Em outras palavras, quando você está sofrendo de ansiedade ou depressão ele pode lhe dar um impulso positivo e mudar seu humor.

  1. Para a saúde da boca

Bochechar óleo de gergelim tem sido diretamente ligado a dentes mais brancos, níveis mais baixos de placa dentária e proteção contra certos tipos de estreptococos que podem nos deixar muito doentes. O poderoso efeito antibacteriano deste óleo é a principal razão para o aumento da saúde bucal.

  1. Para prevenir o câncer

O óleo de gengibre contém um composto orgânico chamado fitato, que tem sido diretamente ligado a uma redução no desenvolvimento de certos tipos de câncer. Além disso, o nível de magnésio no óleo de gergelim é extraordinariamente alto, e esse mineral essencial está diretamente ligado a chances reduzidas de câncer colorretal. O teor de cálcio também é muito benéfico para prevenir o câncer de cólon.

  1. Para melhorar a circulação e o metabolismo

Alto teor de cobre e zinco significa que o corpo é capaz de funcionar maravilhosamente bem, principalmente porque o cobre é necessário para a produção de glóbulos vermelhos. Com uma porcentagem significativa de cobre no óleo de gergelim, seu corpo certamente obterá a quantidade certa de sangue fluindo para os órgãos e tecidos, garantindo um estilo de vida mais saudável.

  1. Para reduzir a inflamação

O cobre é uma substância anti-inflamatória natural que pode ajudar a reduzir a inflamação e o desconforto de várias condições, como a gota e a artrite. Reduz o inchaço das articulações e fortalece os ossos e vasos sanguíneos. Isso mantém sua estrutura forte e resistente por muitos anos sem qualquer inflamação dolorosa.

Onde comprar?

Comprar óleo de gergelim é muito fácil. Eu uso e recomendo a marca Distriol, que se vende no site da Bela Vida Natural, 1 litro deste óleo na promoção custa R$64,90.

E aí…gostou de saber mais a respeito deste óleo vegetal? Deixe seu comentário abaixo se você curtiu e se restou qualquer dúvida a respeito desse magnífico produto. Não esqueça de compartilhar com amigos e familiares para que eles também possam se beneficiar de todas as vantagens que o gergelim proporciona para a saúde. Beijos e até a próxima.

<< Conheça outros óleos essenciais

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (388 votos! Artigo avaliado com 4,90 estrelas / máximo de 5)
Loading...