Óleo de Girassol

beneficios do óleo das sementes de girassol

Sejam bem-vindos, queridos visitantes! Hoje nós vamos conhecer melhor um dos óleos essenciais mais utilizados na culinária do mundo inteiro: o óleo de girassol. Embora a maioria das pessoas conheça a flor, diversas vezes retratada pelo pintor holandês Vincent Van Gogh, elas não a associam diretamente a um óleo vegetal extremamente saudável.

O óleo de girassol é um óleo não aromático que pode ser facilmente extraído de girassóis. Seus principais produtores são a Rússia, a Ucrânia e a Argentina, mas o mundo inteiro emprega este óleo na culinária do dia a dia. O óleo de girassol possui muitas utilidades, incluindo as seguintes:

  • Usado para cozinhar e fritar
  • Usado em cosméticos como protetores labiais e cremes para a pele
  • Usado para prevenir doenças do coração, pois possui colesterol baixo
  • Usado para cuidados com o cabelo

Uma das principais razões para a crescente popularidade do óleo de girassol é o seu impressionante teor de ácidos graxos, que inclui: Ácido palmítico, Ácido esteárico, Ácido oleico, Lecitina, Carotenoides, Selênio e Ácido linoléico.

Além disso, alguns desses ácidos graxos presentes no óleo de girassol, assim como a vitamina E (tocoferóis) e outros compostos orgânicos, atuam como antioxidantes, o que significa que eles podem auxiliar no tratamento e na prevenção de uma série de doenças. Ele também tem mais gorduras poli-insaturadas do que qualquer outro óleo vegetal comumente usado. Com o recente hábito de comer saudável e a busca por opções alternativas, este óleo está se tornando cada vez mais popular no mercado internacional. Ele também é rico em:

  • proteínas
  • cobre
  • ferro
  • zinco
  • cálcio
  • vitamina E
  • ácidos graxos ômega-6

Conheça agora os grandes benefícios que este óleo pode proporcionar à sua saúde. Role a página e explore cada um desses tópicos…

Para que Serve o Óleo de Girassol

  1. Diminui o colesterol

O óleo de girassol não contém gorduras saturadas, o que significa que pode reduzir o teor de colesterol total no organismo.

  1. Trata pé de atleta

O pé de atleta é uma infecção fúngica que começa entre os dedos dos pés e a aplicação tópica (diretamente sobre a pele) do óleo de girassol ajuda a curá-lo mais rápido.

  1. Aumenta a saúde do coração

A presença de colina, ácido fenólico, gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas no óleo de girassol aumenta a energia e também reduz o risco de doenças cardiovasculares.

  1. Fortalece o sistema imunológico

Ele é rico em vitamina E, que age como um antioxidante no organismo. Ele foi diretamente ligado à prevenção de doenças cardíacas e ao fortalecimento do sistema imunológico

  1. Reduz infecções

Algumas pessoas usam óleo de girassol para massagear bebês prematuros abaixo do peso. Alega-se que isso efetivamente reduz as chances do bebê desenvolver infecções de pele. Esse óleo age como uma barreira protetora, uma vez que seus órgãos (incluindo sua pele) estão em um estágio subdesenvolvido.

  1. Aumenta a energia

As gorduras saturadas podem fazer com que você se sinta lento, enquanto as gorduras insaturadas, que o óleo de girassol tem em grande quantidade, podem mantê-lo energizado.

  1. Previne o câncer

O óleo de girassol tem sido associado à prevenção do câncer de cólon e há uma série de estudos em andamento para verificar seus efeitos em uma ampla variedade de cânceres.

  1. Melhora os sintomas da asma

O óleo de girassol tem sido associado a uma menor quantidade/gravidade de ataques de asma devido às suas qualidades anti-inflamatórias, que são derivadas de seu conteúdo vitamínico, bem como dos ácidos graxos benéficos que ele contém.

  1. Melhora os sintomas da artrite

Juntamente com a asma, o óleo de girassol também tem sido associado a uma redução dos sintomas da artrite.

  1. Protege o organismo

O óleo de girassol protege a pele ao fortalecer as barreiras das membranas, tornando mais difícil a entrada de bactérias e vírus no corpo.

  1. Previne inflamações

Ele é altamente recomendado para bebês porque é capaz de protegê-los de infecções, particularmente quando nascem prematuramente, pois se encontram excessivamente suscetíveis a elas.

O atual estilo de vida acelerado que levamos nas grandes cidades aumenta drasticamente os níveis crônicos de estresse, e piora mais ainda quando consideramos nossa vida profissional insatisfatória. Dificilmente temos tempo para verificar e consumir alimentos nutritivos e saudáveis, mas usando óleo de girassol para cozinhar podemos ao menos melhorar a qualidade dos alimentos. Uma dieta gordurosa, baseada em fast food e falta de exercícios físicos podem resultar, e de forma geral resultam, em obesidade.

Nas últimas décadas, nos movemos rapidamente em direção a alimentos e refeições pouco ou nada nutritivos e cujo impacto à saúde é permanente. Muitos desses alimentos não fornecem proteínas, vitaminas ou nutrientes essenciais. Portanto, sua qualidade de vida irá melhorar e se manter estável por mais tempo ao incorporar o óleo de girassol em sua dieta e se beneficiar de tudo o que ele proporciona.

Contraindicações e Precauções

Embora os ácidos graxos provenientes do óleo de girassol sejam importantes na nossa dieta, ele tem maior teor de ômega-6 do que a maioria dos outros óleos vegetais. Isso é particularmente preocupante para pessoas que já têm problemas de obesidade ou colesterol. Se consumido em excesso, sem aumentar junto o consumo de ômega-3, isto poderá resultar em um desequilíbrio de ácidos graxos no corpo, o que é perigoso.

Eu utilizo e recomendo comprar óleo de girassol 100% puro e natural extraído mediante prensagem a frio da marca Mundo dos Óleos. Você pode encomendar 1L de óleo pagando o valor de R$59,90 através deste link.

E aí…gostou do post de hoje? Então deixe seu comentário abaixo, eu vou amar saber a sua opinião, ouvir sugestões e tirar dúvidas. Não se esqueça de compartilhar o texto com familiares e amigos para que eles possam usufruir dos benefícios do óleo de girassol. Até a próxima!

<< Conheça outros óleos essenciais

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (511 votos! Artigo avaliado com 4,85 estrelas / máximo de 5)
Loading...