Óleo de Lavanda

óleo de lavanda - beneficios, utilidades e onde comprar

Seja muito bem vindo, visitante! Hoje eu irei apresentar os benefícios surpreendentes do óleo de lavanda.  Prepare-se, é absolutamente extraordinário. Caso você ainda não acredite no seu poder, saiba que ele é atualmente o óleo mais utilizado no mundo inteiro.

Estudos comprovam que esta linda plantinha lilás é eficaz no combate à insônia, queda de cabelo e ansiedade, mas a verdade é que suas propriedades vão bem além. Recentemente, foi descoberto que o óleo de lavanda também auxilia no combate às dores do pós-operatório, no tratamento a doenças do sistema nervoso e como redutor do estresse e da fadiga.

Os benefícios do óleo de lavanda foram descobertos há 2.500 anos. Por conter propriedades antimicrobianas, antioxidantes, sedativas, calmantes e antidepressivas, esta substância tem sido utilizada para fins cosméticos e terapêuticos há séculos. No Egito Antigo ele era usado como perfume e como componente no processo de mumificação, método de preservação artificial dos corpos de pessoas e animais mortos. Os romanos o utilizavam no banho, na culinária e na purificação do ar. Na bíblia, estava entre os óleos aromáticos utilizados para curas e unções.

Benefícios e Finalidades do Óleo de Lavanda

  • Redução da ansiedade e do estresse emocional
  • Proteção contra os sintomas da diabetes
  • Melhoras no funcionamento do cérebro
  • Melhoras no sono
  • Redução da acne e restauração da pele
  • Alívio de dores
  • Antioxidante (Anti-idade)

Devido às suas propriedades versáteis e sua fórmula leve, que pode ser passada diretamente sobre a pele, eu considero que todo mundo deveria fazer uso regular do óleo de lavanda e ter sempre um frasco em casa. Há uma abundância de evidências que comprovam as incríveis capacidades deste líquido e seus benefícios à estética e à saúde do corpo e da mente.

Se você ainda não se convenceu do que eu estou dizendo vou especificar detalhadamente cada um dos benefícios mais importantes que se concentram no óleo de lavanda a partir de pesquisas científicas vinculadas em jornais e revistas recentes.

  1. Proteção Antioxidante

Os radicais livres, como as toxinas, substâncias químicas e poluentes, são sem dúvida o fator de risco mais perigoso e mais comum em todas as doenças que afetam o ser humano atualmente. Os radicais livres são responsáveis ​​por desligar o nosso sistema imunológico e causam danos inacreditáveis ​​ao corpo quando concentrados em grande quantidade no nosso organismo.

Infelizmente, nosso corpo pode realmente se tornar deficiente em antioxidantes se a quantidade de radicais livres for excessiva, algo que se tornou relativamente comum no mundo devido à alta exposição de toxinas presentes nos alimentos e à pandemia de sobrepeso e obesidade causada pela má alimentação

Felizmente, o óleo essencial de lavanda é um antioxidante natural que trabalha para prevenir e reverter doenças. Um estudo de 2013 descobriu que o óleo de lavanda aumentava a atividade dos antioxidantes mais poderosos do corpo. E estudos mais recentes indicaram resultados semelhantes, concluindo que a lavanda tem poderes antioxidantes que ajudam a prevenir ou reverter a oxidação.

  1. Tratamento Natural de Diabetes

Em 2014, cientistas da Tunísia decidiram testar os efeitos do óleo de lavanda no açúcar do sangue para ver se ele poderia ajudar a reverter a diabetes naturalmente. Durante o estudo, os resultados observados pelos pesquisadores foram absolutamente surpreendentes. Em poucas palavras, o resultado da experiência protegeu o corpo dos seguintes sintomas da diabetes:

  • Aumento da glicose no sangue (a marca da diabetes)
  • Distúrbios metabólicos (especialmente no metabolismo da gordura)
  • Ganho de peso
  • Depleção (perda de elementos fundamentais no organismo, sobretudo sódio e potássio) antioxidante de fígado e rim
  • Disfunção hepática e renal
  • Lipoperoxidação hepática e renal (quando os radicais livres “roubam” as moléculas de gordura necessárias das membranas celulares)

Embora mais pesquisas sejam necessárias para entender a capacidade total do óleo de lavanda para a prevenção ou reversão da doença, os resultados deste estudo são promissores e indicam o potencial terapêutico da lavanda. Para usar o óleo contra a diabetes, aplique-o no pescoço e no peito ou espalhe-o como perfume pela casa.

  1. Melhora o humor e reduz o estresse

Tradicionalmente, a lavanda tem sido usada para tratar problemas neurológicos tais como enxaqueca, estresse, ansiedade e depressão. Em 2013, um estudo descobriu que a suplementação com 80 ml de óleo de lavanda alivia a ansiedade, distúrbios do sono e depressão. Além disso, no estudo não houve efeitos colaterais adversos devido a interações medicamentosas nem sintomas de abstinência devido a interrupção no uso do óleo.

Uma revista americana especializada publicou um estudo humano em 2014 que revelou que Silexan (também conhecido como preparação de óleo de lavanda) foi mais eficaz contra o transtorno de ansiedade generalizada do que placebos e paroxetina. Após o tratamento, o estudo encontrou zero casos de sintomas de abstinência ou efeitos colaterais adversos.

Foi realizado outro estudo, publicado em 2012, com 28 mulheres que passavam por um pós-parto de alto risco. Descobriu-se, após tratar as 28 mulheres com aromaterapia durante quatro semanas, que ao perfumar lavanda em suas casas elas tiveram uma redução significativa da depressão pós-parto e do transtorno de ansiedade

O uso de 80 miligramas de óleo de lavanda por dia ajuda a diminuir a depressão em 33% e reduz drasticamente os distúrbios do sono, stress e mau humor. Para tal, coloque um odorizador (também conhecido como aromatizador) de ambientes em sua cama e deixei sua casa ser perfumada pela lavanda durante um período do dia, à tarde enquanto relaxa ou à noite enquanto dorme. Você também pode aplicar óleo de lavanda atrás da orelha para obter os mesmos benefícios.

  1. Suporte à Função Cerebral

Os benefícios neurológicos do óleo de lavanda não se limitam à sua capacidade de tratar a depressão e melhorar o humor. Pesquisas também mostram que ele serve como um tratamento natural para a doença de Alzheimer! Estudos realizados em ratos mostram que a inalação de vapor desse óleo pode ajudar a prevenir a oxidação cerebral, além de melhorar o comprometimento cognitivo.

Também em 2012, uma revista suíça publicou os resultados de um estudo que comprovou de maneira chocante que o óleo de lavanda é uma opção de tratamento viável para disfunções neurológicas, como o derrame. Os pesquisadores acreditam que os efeitos neuroprotetores da lavanda se devem às suas propriedades antioxidantes.

Onde Comprar Óleo de Lavanda?

Pode ser encomendado pela Internet ou adquirido facilmente em lojas de produtos naturais e farmácias. A famosa marca Weeleda, encontrada em diversas perfumarias e drogarias, possui em sua linha o óleo de lavanda e o hidratante, vendidos a partir de R$79,00.

No site da americanas.com você encontra uma infinidade de marcas disponíveis para compra online. Assim como o Mercado Livre, o Site Bela Vida Natural e tantos outros. Basta fazer uma pesquisa rápida pelo Google que você encontra! 🙂

E aí, gostou de saber mais sobre este óleo? Aposto que ele te surpreendeu! Muitos pensam que o óleo de coco é o óleo mais utilizado no mundo, mas na verdade os benefícios medicinais, terapêuticos e cosméticos são responsáveis por colocar o óleo de lavanda no topo dessa lista. Não deixe de comentar abaixo as suas dúvidas e compartilhe comigo a sua experiência pessoal com a lavanda. Ajude a informar as muitas pessoas que ainda não conhecem os benefícios desse poderoso óleo essencial.

<< Conheça outros óleos essenciais

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (515 votos! Artigo avaliado com 4,87 estrelas / máximo de 5)
Loading...