Óleo de Linhaça

para que serve o oleo de linhaça

Olá, queridos visitantes! Hoje eu vim compartilhar com vocês tudo que eu aprendi sobre o óleo de linhaça, um grande aliado na dieta dos vegetarianos e veganos. Além de uma longa lista de benefícios eu vou indicar sugestões de uso e a marca de óleo de linhaça que eu utilizo no meu dia a dia. Para saber tudo isso é só continuar me acompanhando.

Mas o que é óleo de linhaça? É um óleo vegetal concentrado obtido da semente da linhaça, que é muito versátil, cresce em diversos climas e possui muitos usos. Canadá, Rússia, França e Argentina são seus maiores produtores.

Rico em ácidos graxos ômega-3, o óleo de linhaça tem uma lista impressionante de benefícios à saúde. Pode ser usado da mesma maneira que qualquer outro óleo vegetal e possui um sabor agradável e discreto. Além disso, é relativamente simples de extrair.

Entre alguns dos benefícios estão: melhora a saúde do coração, previne o câncer, combate o envelhecimento precoce, fortalece o sistema imunológico, regula o intestino, equilibra os hormônios em mulheres na pós-menopausa, diminui a pressão sanguínea, previne várias doenças gastrointestinais e melhora a saúde dos olhos.

Agora vamos explorar mais detalhadamente os grandes benefícios e utilidades do óleo de linhaça. Os que mais se destacam são:

1. Controla os níveis de colesterol

De todos os óleos vegetais no mercado, o óleo de linhaça tem o maior teor de ômega-3, também conhecido como HDL ou “colesterol bom”. Este ácido graxo ajuda a eliminar a forma ruim de colesterol, chamado LDL, equilibrando a saúde do corpo. Isso significa que ele:

  • previne o acúmulo de placa nas paredes das artérias e vasos sanguíneos
  • reduz o colesterol ruim
  • controla a pressão arterial
  • previne arteriosclerose
  • previne ataques cardíacos
  • previne derrames

Em outras palavras: proteja seu coração com óleo de linhaça! 🙂

2. Previne o câncer

Outro elemento que se destaca neste óleo é o seu alto teor antioxidante. Ele é rico em esteróis vegetais, também conhecidos como fitoesteróis. Eles atuam como antioxidantes muito poderosos e podem ajudar a prevenir o câncer – que é resultado dos danos que o excesso de radicais livres causa às células saudáveis do nosso corpo.

3. Melhora a saúde do intestino

O alto teor de fibras da linhaça regula o sistema digestivo. A fibra ajuda a aumentar o volume das fezes e a movê-la através do trato digestivo, evitando assim a constipação, bem como a diarréia, uma vez que absorve as fezes aquosas. Além disso, ajuda a reduzir as chances de câncer de cólon! Uma dieta rica em fibras também é importante para manter os níveis de colesterol no corpo equilibrados.

4. Evita olhos secos

Ele ajuda a melhor a quantidade e a qualidade do fluido em seus olhos, cuja ausência causa irritação. Olhos secos podem ser evitados com o uso regular de óleo de linhaça na dieta. Também pode prevenir formas mais graves desta condição, como a síndrome de Sjögren.

5. Reduz inflamações

Ele pode prevenir várias formas de inflamação no corpo, incluindo dores nas articulações e músculos, bem como condições mais graves, como artrite e até gota! Caso você sofra de condições inflamatórias certifique-se de incluir este remédio natural na sua dieta.

6. Trata a doença de Crohn

A doença de Crohn aflige pessoas em todo o mundo. Pesquisas mostraram uma redução na inflamação do cólon e do trato intestinal com o consumo desse óleo. Isso, por sua vez, ajuda a prevenir a doença de Crohn.

7. Mantém o equilíbrio hormonal

Depois que as mulheres passam pela menopausa seus corpos mudam de maneira dramática. Esse período é marcado principalmente pelo desequilíbrio de hormônios como o estrogênio. As lignanas do óleo de linhaça, a saber, secoisolariciresinol, matairesinol e pinoresinol, possuem efeito dramático no equilíbrio hormonal, ajudando muitas mulheres na pós-menopausa.

Atenção: embora a maioria dos especialistas considere a linhaça um óleo saudável, ainda há uma grande quantidade de pesquisas sendo conduzidas. Por exemplo, este óleo também demonstrou aumentar o fluxo de sangue por ser um vasodilatador, o que significa uma cura mais rápida após uma cirurgia. Além disso, não está claro se as mulheres devem consumir óleo de linhaça durante a gravidez ou amamentação, pois os efeitos ainda não foram adequadamente investigados.

Sugestão de consumo:

  • utilizado para temperar vários tipos de saladas
  • pode ser consumido in natura através da ingestão direta
  • consuma de 2 a 3 colheres de sopa por dia

Eu uso e recomendo comprar óleo de linhaça extra virgem prensado a frio da marca Giroil, pois este processo de extração conserva todos os nutrientes. O frasco de 250ml da marca custa em média 22 reais.

Eu amo cozinhar com óleo de linhaça. O que vocês acharam dele? Deixem comentários e dúvidas aqui embaixo e eu terei um enorme prazer em responde-los. Não se esqueçam de compartilhar o texto com amigos e familiares para que mais pessoas possam se beneficiar deste óleo. Até a próxima!

<< Conheça outros óleos essenciais

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (487 votos! Artigo avaliado com 4,89 estrelas / máximo de 5)
Loading...