Óleo de Neem

beneficios do oleo de neem

Olá, queridos visitantes! Hoje eu vim falar sobre o meu óleo queridinho do momento, o óleo de neem. Já ouviram falar dele? Agora é a hora. Abaixo eu explico tudo sobre este óleo que vem causando uma verdadeira revolução no meu cabelo e na minha pele.

O óleo de neem é um tipo de óleo vegetal extraído dos frutos da árvore neem verde. Seu nome botânico é Azadirachta Indica. As árvores de neem são predominantemente encontradas no subcontinente indiano (região peninsular do Sul da Ásia onde se situam Índia, Paquistão, Bangladesh, Nepal e Butão). Ele contém dois compostos principais denominados azadiractina e triterpenóide, que conferem ao óleo de neem as seguintes propriedades:

  • antisséptico: que combate a infecção
  • antifúngico: que combate infecção provocada por fungo
  • antipirético: que previne ou reduz a febre
  • anti-histamínico: que combate alergias

Com base no método de extração, o óleo de neem adquire cores diferentes tais como: vermelho, verde-escuro, amarelo-escuro, amarelo-dourado e marrom-escuro.

A composição do óleo varia de acordo com o método de processamento, uma vez que as proporções e a mistura de componentes variam durante a extração. Com aroma forte e pungente, possui um sabor extremamente amargo e é rico em valor terapêutico e medicinal devido à presença de:

  • fitoquímicos azadiractina e triterpenóide
  • esteróis como campesterol, beta-sitosterol e estigmasterol
  • ácidos graxos
  • alcaloides

O óleo de Neem é Seguro?

Sim, ele é absolutamente seguro, não só para os seres humanos como também para as plantas, mamíferos, pássaros e abelhas. No entanto, a azadiractina pode ser moderadamente tóxica para os animais aquáticos.

Confira logo abaixo a lista de benefícios que este óleo pode proporcionar à sua saúde. É de deixar qualquer um de boca aberta!

Benefícios do Óleo de Neem para a Pele

  1. Suaviza rugas

Com suas propriedades regenerativas que reforçam o sistema imunológico, o óleo de neem permite que a pele lute contra patógenos que estão presentes abaixo da superfície da pele. Isso mantém a pele suave e combate as rugas.

  1. Estimula o colágeno

Ao estimular a produção de colágeno este óleo retarda o processo de envelhecimento da pele. Seu uso regular não apenas suaviza rugas e linhas finas como também faz com que sua pele pareça jovem e firme.

  1. Hidrata a pele seca

Ele é rico em ácidos graxos essenciais, triglicérides, vitamina E e cálcio. A vitamina E e os ácidos graxos permitem que o óleo penetre profundamente na pele cicatrizando rachaduras causadas pela desidratação.

  1. Reduz o eczema

É também um remédio natural para os sintomas do eczema tais como pele seca e coceiras. Embora alivie a pele ele não cura as causas do eczema, pois essas causas podem ser hereditárias ou adquiridas.

  1. Trata a psoríase

A psoríase é uma doença de pele dolorosa que causa queimaduras solares. Feridas e descamação são os dois principais sintomas associados à psoríase. Por ser rico em vitamina E, o óleo de neem é incrivelmente útil para acalmar a coceira e a irritação causadas pela psoríase. Com suas propriedades antibacterianas ele impede o desenvolvimento de outras infecções cutâneas.

  1. Coceiras

A coceira na pele geralmente é causada pela desidratação deste que é o maior órgão do corpo. Particularmente rico em ácidos graxos e vitamina E, este óleo penetra facilmente na camada externa da pele, reparando e diminuindo a desidratação. Ele ajuda na cicatrização da pele seca e danificada porque retém a umidade.

  1. Todos os tipos de dermatite

Este óleo possui propriedades antissépticas conhecidas por manter as infecções sob controle. É um remédio testado e comprovado para todos os tipos de dermatite. Também é ideal para a pele propensa à acne porque ajuda a combater bactérias que causam espinhas e fungos.

  1. Cicatrizes

A alta quantidade de ácido graxo no óleo de neem previne e trata cicatrizes deixadas pela acne. O neem também é um agente não comedogênico, ou seja, remove as impurezas da pele sem dilatar os poros.

  1. Combate a acne

O asprin, um dos componentes do óleo de neem, elimina a acne causada por certas bactérias. Além disso, os ácidos graxos do óleo previnem as cicatrizes causadas pela doença. Isso não é tudo, ele também reduz a vermelhidão da pele e traz de volta seu brilho saudável.

  1. Trata sarna

Ele é extremamente útil na erradicação da sarna e outros parasitas da pele. Para erradicar a sarna aplique suavemente o óleo de neem nos locais infestados de sarna e deixe-o agir sobre a pele durante 15 minutos. Fazendo isso regularmente irá eliminar os ácaros e reduzir a coceira e inflamação devido à sarna.

Outros benefícios comprovados do óleo de neem:

  1. Elimina cravos
  2. Combate infeções fúngicas
  3. Fecha os poros
  4. Combate a hiperpigmentação da pele
  5. Ajuda a tratar micose, verrugas e herpes
  6. Ajuda a tratar urticárias
  7. Auxilia na cicatrização de inflamações e pequenas feridas

Benefícios do Óleo de Neem para o Cabelo

  1. Trata piolho

Ele é considerado a maneira mais segura e eficaz de se livrar dos piolhos. Tudo que você precisa fazer é aplicar o óleo de neem no seu couro cabeludo e deixá-lo agir durante a noite. No dia seguinte penteie o cabelo com um pente fino.

  1. Repara o cabelo

Sua aplicação regular irá resultar em um couro cabeludo e cabelo saudáveis. Este óleo não tem efeitos colaterais, não importa qual seja o problema do seu cabelo ele promove o fortalecimento. Massageie o óleo de neem no couro cabeludo poucas horas antes da lavagem e você verá a diferença.

  1. Promove o crescimento do cabelo

Enquanto fortalece as raízes e acelera o crescimento também pode ser usado para combater os efeitos do enfraquecimento causados ​​pela poluição, estresse ou medicação.

  1. Remove pontas duplas

Quando você vê seu cabelo com pontas duplas é hora incorporar o óleo de neem à sua rotina capilar. Os benefícios incluem hidratação da raiz às pontas e reparação suave das cutículas do cabelo. Um corte de cabelo e a aplicação regular deste óleo ajudarão você a dar um adeus instantâneo às terríveis pontas duplas.

  1. Nutre cabelos crespos

Cabelos crespos? Sem problemas. Ele dá brilho e vida a todos os tipos de cabelo, inclusive os que possuem maior propensão ao ressecamento, fornecendo condicionamento profundo para cabelos crespos. Adicione algumas gotas de óleo ao seu xampu antes de cada lavagem e o resultado será um cabelo hidratado, macio e cheio de vida.

  1. Melhora a saúde do couro cabeludo

A beleza do seu cabelo depende da saúde do seu couro cabeludo. O óleo de neem não apenas hidrata o cabelo como também ajuda a manter o couro cabeludo saudável.

Eu compro e recomendo a marca Mundos dos Óleos. No Site da marca, o óleo de neem é vendido a R$41,90 e vem em um frasco com 60ml. Eles entregam no mundo inteiro.

E aí…você já conhecia esse óleo? Comente suas impressões e experiências pessoais com este produto milagroso. Compartilhe o texto com familiares e amigos para que mais pessoas possam encontrar a solução perfeita para melhorar a saúde e a aparência. Até a próxima.

<< Conheça outros óleos essenciais

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (315 votos! Artigo avaliado com 4,88 estrelas / máximo de 5)
Loading...