Óleo de Olíbano

O óleo de olíbano é proveniente da resina da árvore Boswellia Carterii ou Boswellia Sacra que é comumente cultivada na Somália. É famoso entre pesquisadores do mundo inteiro por fortalecer o sistema imunológico e conter poderosos agentes anti-inflamatórios.

O óleo de olíbano pode ser inalado ou aplicado diretamente na pele e geralmente é misturado a um óleo base, como óleo de coco ou óleo de jojoba. Acredita-se que este óleo é capaz de influenciar o sistema nervoso central.

Atenção: se você estiver a procura deste óleo busque marcas que digam “óleo essencial puro” ou “óleo essencial 100% natural e orgânico”, pois estes possuem a mais alta qualidade. Outra coisa, o óleo de olíbano não deve ser ingerido em grandes quantidades, pois pode ser tóxico.

Agora chegou o momento de apresentar a vocês os 10 maiores benefícios do óleo de olíbano. Confira abaixo!

Óleo de Olíbano para que Serve

beneficios do oleo de olibano para a saúde

  1. Reduz a sensação de estresse e as emoções negativas

Quando inalado, o óleo de olíbano reduz a frequência cardíaca e a pressão alta. Ele age reduzindo a ansiedade e a depressão. Por ser um medicamento natural ele não tem efeitos colaterais negativos nem causa sonolência indesejada.

  1. Fortalece o sistema imunológico e previne doenças

Estudos demonstraram que o olíbano tem a capacidade de auxiliar o sistema imunológico no combate a bactérias perigosas, vírus e até mesmo alguns tipos de câncer. Pesquisadores da Universidade de Mansoura, no Egito, conduziram um estudo em laboratório e descobriram que o óleo de olíbano apresenta forte atividade imunoestimulante.

  1. Auxilia no combate ao câncer e nos efeitos colaterais da quimioterapia

Quando testado em laboratório e em animais, vários grupos de pesquisa descobriram que o olíbano tem efeitos anti-inflamatórios e antitumorais. Pesquisadores da China investigaram os efeitos anticancerígenos dos óleos de olíbano e de mirra em laboratório, os resultados mostraram que as células de câncer de mama e pele mostraram maior sensibilidade à combinação de óleos essenciais de mirra e olíbano.

  1. Tem a capacidade de matar germes e bactérias

O olíbano é um agente antisséptico e desinfetante que possui efeitos antimicrobianos. Tem a capacidade de eliminar os germes do resfriado e da gripe naturalmente e pode ser usado no lugar de limpadores químicos domésticos.

As qualidades antissépticas deste óleo podem ajudar a prevenir a ocorrência de: gengivite, mau hálito, cáries, dor de dente, feridas na boca e outras infecções.

  1. Cura a pele e previne sinais de envelhecimento

Ele tem a capacidade de fortalecer e uniformizar o tom da pele. Provê elasticidade e defesa contra bactérias e manchas que surgem no decorrer da idade. Também pode ser benéfico contra estrias, cicatrizes de cirurgia ou marcas associadas à gravidez.

  1. Melhora a memória

Pesquisas sugerem que ele pode ser usado para melhorar a memória e o aprendizado. Alguns estudos em animais mostraram que quando ratas grávidas recebiam óleo de olíbano oralmente durante o período de gestação houve um aumento significativo no poder de aprendizado, na memória de curto prazo e na memória de longo prazo de seus filhotes.

  1. Equilibra os hormônios

Ele pode reduzir os sintomas associados à menstruação e à menopausa, equilibrando os níveis hormonais. O óleo de olíbano também vem sendo usado para aliviar: dores, cólicas, constipação, dores de cabeça, ansiedade, náusea, fadiga e alterações de humor.

Além disso, pode ajudar a regular a produção de estrogênio reduzindo o risco de desenvolvimento de tumores ou cistos em mulheres na pré-menopausa.

  1. Facilita a digestão

Ele ajuda na desintoxicação do sistema digestivo e na prisão de ventre. Também pode ajudar a reduzir: dor no estômago, náusea, inchaço e sintomas da TPM.

Ele faz isso acelerando a secreção de enzimas digestivas, aumentando a produção de urina, relaxando os músculos do trato digestivo e também melhorando a circulação, que é necessária para a boa saúde do intestino.

  1. Melhora o sono

O óleo de olíbano é útil na redução dos níveis de ansiedade ou estresse crônico que mantêm muitas pessoas acordadas durante a noite. Possui um aroma calmante que pode naturalmente ajudar a adormecer. Ajuda a abrir as vias respiratórias e permite que o corpo atinja uma temperatura ideal para o sono.

  1. Diminui a inflamação e a dor

Ele pode inibir a produção de moléculas inflamatórias associadas a condições como: artrite, asma, distúrbios do intestino e muitas outras condições

Ele vem mostrando redução significativa dos níveis de inflamação perigosa e dolorosa, provando-se uma opção natural no tratamento de doenças relacionadas à dor que afetam os músculos, articulações e tendões.


Eu uso e recomendo comprar óleo de olíbano da marca Bioessência. Ela é vendida em diversos Sites e o frasco de 5 ml sai em torno de 60 reais.

Gostou da dica de hoje? Comente aqui embaixo o que você achou do óleo de olíbano e deixe suas sugestões para os próximos posts. Não esqueça de compartilhar com amigos e familiares para que mais pessoas conheçam os poderes curativos deste óleo. Até a próxima.

<< Conheça outros óleos essenciais

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (325 votos! Artigo avaliado com 4,87 estrelas / máximo de 5)
Loading...