Óleo de Palma

beneficios e maleficios do óleo de palma

Sejam muito bem vindos ao meu cantinho! Hoje vou apresentar a vocês o tão famoso e controverso óleo de palma. Já adianto, vem muita polêmica pela frente. Ao longo do texto vou apresentar algumas informações atualizadas sobre o óleo e seus efeitos sobre a saúde, o meio ambiente e a sustentabilidade.

As opiniões expressas nesse artigo estão fundamentadas em diversas pesquisas e também em valores individuais.

Vou começar a discussão pelo seguinte: por um lado, muitos relatos defendem que o uso de óleo de palma traz vários benefícios para a saúde. Por outro lado, há estudos que alegam que este óleo apresenta riscos para o coração. Há também preocupações ambientais relacionadas ao aumento constante de sua produção. Continue a ler para saber tudo…

O que é o óleo de palma

Esse óleo vem de palmeiras nativas da África, onde foi consumido por milhares de anos. É semi-sólido à temperatura ambiente e difere do óleo de palmiste na composição nutricional.

É importante enfatizar que o óleo de palma não deve ser confundido com óleo de palmiste (o famoso azeite de dendê muito típico na culinária brasileira, especialmente no estado da Bahia). Eles se originam da mesma planta, mas fornecem benefícios distintos à saúde.

Como é usado o óleo de palma

O óleo de palma é usado para cozinhar e também é adicionado a muitos alimentos prontos para consumo (tais como a manteiga de amendoim e outras manteigas), servindo como estabilizador e evitando que o óleo se separe e assente no topo do frasco. Ele pode ser encontrado em vários outros alimentos, incluindo:

  • Cereais;
  • Pães, biscoitos e muffins;
  • Barras de proteína e barras dietéticas;
  • Chocolate;
  • Margarina.

Nota: também é encontrado em muitos produtos não alimentícios, como pastas de dente, sabonetes e cosméticos.

Na década de 1980, o óleo de palma foi substituído por gorduras trans em muitos produtos devido a preocupações de que o consumo de óleos tropicais poderia colocar em risco a saúde do coração. No entanto, após estudos revelarem os riscos das gorduras trans para a saúde, muitos fabricantes de alimentos retomaram o uso de óleo de palma.

Benefícios Principais

O óleo de palma tem sido associado a vários benefícios à saúde, incluindo a proteção da função cerebral, a redução dos fatores de risco para doenças cardíacas e o aumento da vitamina A.

  1. SAÚDE DO CÉREBRO

O óleo de palma é uma excelente fonte de tocotrienóis, uma forma de vitamina E com fortes propriedades antioxidantes que podem auxiliar na saúde do cérebro.

  1. SAÚDE DO CORAÇÃO

Acredita-se que o óleo de palma forneça proteção contra doenças cardíacas. Um estudo controlado em 1995 sugeriu que o este óleo pode ajudar a retardar a progressão da doença em pessoas com doença cardíaca estabelecida.

  1. MELHORIA NOS ÍNDICES DE VITAMINA A

Em algumas pessoas, o óleo de palma pode ajudar a proteger a função cerebral, reduzir os fatores de risco para doenças cardíacas e aumentar os níveis de vitamina A.

Malefícios do óleo de palma

O óleo de palma pode aumentar alguns fatores de risco para doenças cardíacas. Reaquecer repetidamente o óleo pode diminuir sua capacidade antioxidante e contribuir para o desenvolvimento destas doenças.

Controvérsias em relação ao óleo de palma

Existem várias questões éticas sobre os efeitos da produção de óleo de palma no meio ambiente, vida selvagem e comunidades.

A substituição de florestas tropicais e turfeiras (ecossistemas em que o nível da água se encontra à superfície ou perto desta) por dendezeiros está devastando o meio ambiente, a vida selvagem e a qualidade de vida das pessoas.

Os efeitos de sua produção no meio ambiente, na saúde dos animais selvagens e na vida dos povos indígenas são profundamente preocupantes.

Se quiser comprar óleo de palma adquira marcas éticas e certificadas!

Além disso, uma vez que você pode obter benefícios similares à saúde em outros óleos e alimentos, provavelmente é melhor usar outras fontes de gordura para as suas necessidades diárias.

Espero ter tirado muitas dúvidas com este artigo. Devemos ficar atentos não só aos benefícios de um produto, mas também às suas condições de produção e comercialização. O uso consciente no dia a dia reflete diretamente na saúde do planeta. O que você achou? Compartilhe com amigos e familiares e deixe seu comentário abaixo dando a sua opinião e expressando demais dúvidas. Até a próxima.

<< Conheça outros óleos essenciais

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (479 votos! Artigo avaliado com 4,84 estrelas / máximo de 5)
Loading...