Óleo de Peixe

beneficios do oleo de peixe

Olá, querido visitante! Hoje eu vim falar do óleo de peixe, rico em ômega-3 e imprescindível à saúde humana. Desde pequena vejo meus pais consumindo e eu mesma fui acostumada desde cedo a essas bolinhas gelatinosas cheias de benefícios.

O óleo de peixe vem do tecido de peixes oleosos que são fonte concentrada de gorduras ômega-3, ou para dizer em termos científicos, ácidos graxos poli-insaturados de cadeia longa. Nossos corpos são capazes de produzir a maioria das gorduras de que precisamos, menos o ômega-3. Por isso é muito importante consumi-lo na sua alimentação ou na ingestão de suplementos.

Alguns dos melhores peixes para se obter ômega-3 são: salmão selvagem; arenque; peixe branco; krill; sardinha e anchova.

13 Benefícios mais Incríveis do Óleo de Peixe

  1. TDAH

Muitos membros da comunidade médica acreditam que níveis baixos de ácidos graxos ômega-3 podem contribuir para sintomas de TDAH (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade) e problemas relacionados ao desenvolvimento, bem como muitos outros problemas de saúde mental ao longo da vida.

  1. Doença de Alzheimer

Por vários anos, cientistas estudaram o óleo de peixe no combate à doença de Alzheimer e tiveram resultados consistentes. Os ácidos graxos essenciais que encontramos no óleo são vitais para o funcionamento do cérebro, podendo não apenas retardar o declínio cognitivo, mas também ajudar a prevenir a atrofia cerebral em adultos mais velhos.

  1. Ansiedade

Um estudo publicado em 2013 mostrou que o óleo de peixe reverteu todas as alterações de comportamento semelhantes à ansiedade e à depressão induzidas em ratos. Médicos no mundo inteiro recomendam dar óleo de peixe para as crianças desde cedo para ajudá-las a não desenvolver ansiedade ou depressão mais tarde.

  1. Artrite

Publicado em 2014, um estudo de 18 meses avaliou como o óleo de borragem e o óleo de peixe auxiliavam no tratamento de pacientes com artrite reumatoide. Descobriu-se que todos os três grupos (um tomando óleo de peixe, um tomando óleo de borragem e outro tomando uma combinação dos dois) exibiram reduções significativas na atividade da doença e nenhum tratamento superou os outros.

  1. Câncer

Estudos científicos descobriram que o óleo de peixe pode ajudar a prevenir e matar vários tipos de câncer, incluindo cólon, próstata e mama. Não só pesquisas provaram que ele torna os medicamentos contra o câncer convencionais mais eficazes como também é uma terapia autônoma eficaz no tratamento natural do câncer.

  1. Doença cardiovascular

De acordo com o Instituto de Pesquisa Cardiovascular em Maastricht, na Holanda, estudos epidemiológicos mostraram que a substituição de gordura por carboidratos é pior do que uma dieta rica em gorduras e que vários ácidos graxos poli-insaturados têm efeitos benéficos em vez de prejudiciais. Isso inclui os ácidos graxos do óleo de peixe com propriedades anti-inflamatórias, que podem ajudar a prevenir e reverter uma infinidade de doenças cardiovasculares.

  1. Depressão

Um estudo publicado em revista científica avaliou os efeitos da suplementação de óleo de peixe sobre as concentrações de metabólitos pré-frontais em adolescentes com transtorno depressivo grave. Os pesquisadores descobriram que houve uma redução de 40% nos sintomas do transtorno depressivo grave.

  1. Diabetes

Outro estudo publicado em revista científica mostrou que a longo prazo o óleo de peixe pode auxiliar pessoas com diabetes. Pesquisas descobriram que o óleo pode ajudar a reduzir o risco de os diabéticos desenvolverem déficit cognitivo porque protege as células do hipocampo de serem destruídas. O estudo também mostrou que o óleo do peixe poderia ajudar a reduzir o estresse oxidativo, que desempenha um papel central no desenvolvimento de complicações da diabetes, tanto microvasculares como cardiovasculares.

  1. Distúrbios oculares

Há mais boas notícias quando se trata de óleo de peixe e saúde ocular, e não é apenas para diabéticos desta vez. Demonstrou-se que ele é capaz de reverter os distúrbios oculares relacionados à idade. Em março de 2014, pesquisadores franceses avaliaram 290 pacientes com degeneração macular relacionada à idade (DMRI) e descobriram que o consumo de peixes e frutos do mar na dieta era significativamente menor em pacientes com DMRI.

  1. Função do sistema imunológico

Um estudo em animais revelou que quando o antioxidante astaxantina é combinado com óleo de peixe o poder de reforço imunológico é multiplicado. Os pesquisadores acreditam que os resultados deste estudo são definitivamente aplicáveis à saúde humana.

  1. Pele e Cabelo

Os benefícios do óleo de peixe para pele e cabelo são ainda mais incríveis. Esta fonte de gorduras essenciais melhora a saúde e beleza da pele humana de várias maneiras. O óleo beneficia e nutre a pele com gorduras e contribui com vitaminas lipossolúveis que ajudam a pele a manter uma textura suave e elástica. Há também evidências de que o óleo de peixe previne rugas e atua contra o processo de envelhecimento.

  1. Fertilidade e Gravidez

Estudos recentes mostraram que o consumo de óleo de peixe (ou, mais especificamente, os ácidos graxos ômega-3 encontrados no óleo de peixe) pode melhorar a fertilidade em homens e mulheres. O DHA contido nos ácidos graxos ômega-3 desempenha um papel fundamental na mobilidade e na saúde dos espermatozoides. Baixos níveis sanguíneos de DHA têm sido associados à diminuição da fertilidade.

  1. Perda de peso

Pesquisadores australianos publicaram resultados de um estudo que examinou os efeitos do óleo de peixe na perda de peso em combinação com dieta e exercícios. Os resultados mostraram que uma combinação de suplementos de óleo de peixe e exercício físico regular pode reduzir a gordura corporal e ao mesmo tempo melhorar a saúde cardíaca e metabólica. No geral, adicionar o óleo de peixe a exercícios (e um estilo de vida saudável em geral) parece diminuir a gordura corporal, bem como o risco de doença cardiovascular.

Comprar óleo de peixe é muito fácil. Eu compro da marca Growth, eles têm um site próprio e vendem o frasco com 75 capsulas a R$22,50. Você também pode comprar em lojas de produtos naturais ou até mesmo em alguns supermercados.

E pronto…por hoje é tudo! Você já conhecia todos os benefícios do óleo de peixe? Está convencido a incorporá-lo na sua dieta? Deixe aqui nos comentários a sua impressão sobre este óleo e não esqueça de compartilhar o texto com amigos e familiares para que eles também possam ser beneficiados pelo ômega-3 contido neste óleo.

<< Conheça outros óleos essenciais

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (300 votos! Artigo avaliado com 4,70 estrelas / máximo de 5)
Loading...