Óleo de Peroba

para que serve oleo de peroba

Olá querido leitor 🙂 ! Hoje eu venho falar sobre o óleo de peroba, mais um óleo de origem brasileira que conquistou as prateleiras dos supermercados e é líder absoluto no seguimento de lustra móveis. Há décadas este óleo é utilizado para hidratar e dar brilho a peças de madeira. O produto comercializado pela marca King, que introduziu o óleo de peroba ao mercado brasileiro em 1938, tem 86% de participação no mercado de cuidado com os móveis.

Extremamente famoso, o óleo de peroba foi incorporado como gíria popular brasileira. Quando se recomenda a uma pessoa que ela passe óleo de peroba no rosto isto significa que a pessoa está sendo chamada de cara-de-pau, outra expressão popular brasileira que significa sem noção, sem educação, corajoso ou audacioso.

Recomenda-se a utilização deste produto em:

  1. Assoalhos
  2. Laminados de madeira
  3. Pisos cerâmicos

Não é recomendada a sua utilização em:

  1. Resinas acrílicas
  2. Poliuretanos (grupo de polímeros termoplásticos sob forma de esponjas, resinas ou borrachas, como isolante térmico, acústico, adesivo etc.)
  3. Quaisquer outros produtos com resina de autobrilho

Como Usar Óleo de Peroba

Primeiro é necessário retirar o excesso de poeira sobre a superfície do local onde o produto será utilizado. Depois é só aplicar algumas gotas do produto em um pano limpo. Por fim, basta passar o pano ou uma flanela para lustrar o local desejado. Atenção: para evitar queimaduras graves não utilize este produto em superfícies aquecidas ou próximas a chamas.

A durabilidade deste óleo é de 3 anos após a sua fabricação. O produto deve ser mantido na embalagem e conservado em local fechado, ao abrigo da luz, do calor excessivo e da umidade.

O óleo de peroba ressalta os veios e a beleza natural da madeira escura. Se utilizado a longo prazo em madeiras claras ele acaba escurecendo a cor natural da madeira.

Oficinas de carpintaria utilizam o óleo de peroba na superfície da madeira para auxiliar na precisão do corte, pois o produto faz com que a serra deslize mais facilmente sobre a madeira na hora de cortá-la (veja um exemplo pratico).

Este produto 100% brasileiro. Infelizmente não podemos encontrá-lo a venda em outros países. No Brasil, o frasco de 100 ml é vendido por mais ou menos 6 reais. Depoimentos atestam de que o mesmo produto é vendido a 30 dólares nos EUA e vem num frasco de 90ml.

Agora eu vou te dar uma notícia extraordinária. É possível fazer um lustra móvel caseiro com os mesmos efeitos do óleo de peroba. Veja abaixo…

Como Fazer Óleo de Peroba Caseiro

Material necessário:

Como proceder:

Misture o azeite e o vinagre em um pote. Você pode substituir o vinagre pelo limão se desejar. Depois coloque as 5 gotas de óleo essencial, misture novamente e seu lustra móveis estará pronto para ser utilizado!

Essa é uma dica preciosa para quem está morando fora e sente muita falta dos efeitos do óleo de peroba nos cuidados com a casa. Pra quem ainda não conhece e não tem previsão de uma viagem ao Brasil também vale muito a pena. Dê maciez, acabamento brilhoso e hidratante aos seus móveis com praticidade e rapidez.

Prontinho…por hoje é tudo! Deixe suas dicas e conte pra mim a sua experiência com o óleo de peroba aqui nos comentários. Compartilhe com familiares e amigos para que eles também aproveitem esse produto incrível. Até a próxima!

<< Conheça outros óleos essenciais

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (285 votos! Artigo avaliado com 4,76 estrelas / máximo de 5)
Loading...