Óleo de Soja

óleo de soja para que serve

Olá, querido(a) visitante! 🙂 Hoje foi dia de feira orgânica e tive a sorte de encontrar óleo de soja 100% natural e orgânico. É lógico que eu não poderia deixar de vir aqui contar pra vocês tudo o que eu aprendi a respeito desse produto que pode proporcionar inúmeras benesses à saúde física e estética.

Tenham em mente que eu não estarei falando daquele óleo de soja refinado que vocês encontram na prateleira dos supermercados. Aliás, no final do texto vocês encontram um alerta sobre a composição ideal que o óleo deve conter. Continue lendo…

O que é óleo de soja?

É um dos óleos vegetais mais utilizados no mundo, possivelmente porque a soja é uma das plantas mais cultivadas nas últimas décadas. A soja é nativa do leste da Ásia e altamente valorizada pela sua versatilidade. Grande parte dos óleos de soja são refinados, misturados e às vezes hidrogenados; por isso, como todo óleo vegetal, pode ser produzido em variados níveis de composição e intensidade, dependendo da aplicação desejada.

O óleo de soja é considerado mais saudável do que a maioria dos outros óleos vegetais, devido à presença de uma boa variedade de ácidos graxos essenciais que o organismo necessita para se manter saudável. O conteúdo vitamínico e mineral da soja é o que dá a esta deliciosa e amplamente útil leguminosa a sua fama.

5 Maiores Benefícios para a saúde

Você vai se surpreender com tantos benefícios que o óleo de soja tem para a saúde, vamos dar uma olhada neles.

  1. CONTROLA OS NÍVEIS DE COLESTEROL

Sim, ele pode reduzir seriamente suas chances de contrair arteriosclerose e outras doenças cardíacas, como derrames e ataques cardíacos. O bom equilíbrio de ácidos graxos contidos no óleo de soja inclui aqueles que regulam os níveis de colesterol. Os ácidos graxos ômega 3 podem reduzir os níveis perigosos de colesterol e neutralizar os tipos negativos. A composição de ácidos graxos presentes na soja, bem como os potentes esteróis vegetais, como o β-sitosterol, podem causar uma redução no armazenamento de colesterol no intestino em 10 a 15%.

  1. TRATA A DOENÇA DE ALZHEIMER

Alzheimer é uma doença terrível que afeta milhões de pessoas no mundo todo. Ela é resultado da deterioração cognitiva do cérebro. À medida que a doença evolui as conexões neurais falham e morrem, fazendo com que tudo, desde lembrar o passado até realizar as tarefas mais simples, seja um desafio.

O óleo de soja tem um nível impressionante de vitamina K, que tem sido consistentemente conectado com a melhoria dos sintomas da doença do Alzheimer.. A vitamina K age como um antioxidante contra os radicais livres em excesso no organismo, impedindo-os de danificar as células neurais.

  1. MELHORA A SAÚDE ÓSSEA

Outra importante função da vitamina K é o seu potencial osteotrófico, o que pode estimular o recrescimento ou promover a cicatrização dos ossos. Embora isso seja frequentemente associado ao cálcio, a vitamina K (que a soja tem em abundância) também pode estimular o desenvolvimento ósseo de uma maneira muito positiva. Portanto, certifique-se de mudar para o óleo de soja, se você quiser evitar certas condições como a osteoporose, que muitas vezes é um resultado natural do processo de envelhecimento.

  1. MELHORA A VISÃO

Os ácidos graxos ômega 3, que perfazem até 7% do teor total de ácidos graxos no óleo de soja, ajudam a proteger as membranas celulares. Isso inclui as áreas muito frágeis da pele e dos olhos, considerados pontos de entrada comuns para bactérias e outros organismos estranhos. Os ômega 3 também promovem uma melhor visão, atuando como antioxidantes e neutralizando os radicais livres que podem causar por exemplo a catarata.

  1. CUIDA DA PELE E DO CABELO

O alto teor de vitamina E presente na soja também age como um poderoso antioxidante, ao mesmo tempo em que protege a pele dos danos causados pelos radicais livres. A vitamina E está diretamente associada à melhoria da aparência das manchas e à cicatrização da acne, protegendo a pele das queimaduras solares e estimulando o crescimento de novas células para promover a cicatrização.

Além disso, o óleo de soja pode ser um poderoso aliado contra as estrias, suavizando as marcas e prevenindo seu aparecimento. No cabelo, o óleo auxilia contra a queda e combate os fios fragilizados pelo excesso de produtos químicos. Incorpore-o ao seu cronograma capilar sem preocupação.

A vitamina E também estimula o sistema imunológico e ajuda a eliminar os radicais livres que causam certas condições, como câncer, envelhecimento prematuro, distúrbios cognitivos e doenças cardíacas.

Cuidado com os malefícios da soja transgênica

No Brasil, 92,5% das lavouras de soja são plantadas com semente transgênica. Por serem geneticamente modificadas, muitos estudos já relacionaram os produtos transgênicos a graves problemas de saúde. Além disso, o óleo de soja não é recomendado se você está lutando contra a obesidade, pois em relação a outros óleos ele possui mais calorias.

Qual é o melhor óleo de soja?

Leia atentamente o rótulo antes de comprar e certifique-se da proveniência do produto que vocês irão adquirir. Sempre digo a mesma coisa: dê preferência aos alimentos orgânicos, puros e naturais.

Por hoje é isso. Espero que tenham gostado de aprender um pouco mais sobre o óleo de soja e a partir de hoje incorporem este produto em seu estado 100% natural à alimentação de vocês! Compartilhem o texto com amigos e não se esqueçam de deixar a opinião de vocês nos comentários.

<< Conheça outros óleos essenciais

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (500 votos! Artigo avaliado com 4,80 estrelas / máximo de 5)
Loading...