Óleo de Sucupira

beneficios e utilidades do óleo de sucupira

Bem-vindo visitante! Hoje eu trago um artigo sobre um óleo natural brasileiro, o óleo de sucupira! Eu adoro indicar esse óleo para pessoas que estão sofrendo de dores musculares, mas ele também auxilia o organismo de diversos outros modos. Vamos conhecê-lo?

Ele é extraído da semente de sucupira, uma árvore nativa do Brasil, da família da espécie Fabaceae, encontrada especialmente nos estados do centro-oeste e em São Paulo e Minas Gerais. A Sucupira é uma árvore alta, que atinge cerca de 15 metros na idade adulta e seu fruto produz uma semente muito dura, cercada por uma casca espessa. A madeira de sucupira é bem conhecida e usada para fabricar móveis e pisos. Já a semente de sucupira sempre foi usada pelos índios devido às suas propriedades medicinais.

O óleo de sucupira é amplamente utilizado como anti-inflamatório, pois ele contém propriedades preventivas para problemas como artrite e osteoartrite. Além de combater inflamações, ele tem outros benefícios muito úteis para a saúde…veja abaixo!

Para que Serve o Óleo de Sucupira – 4 Principais Benefícios

  1. Redução da inflamação muscular

A medicina popular já conhece os benefícios da sucupira para melhorar a inflamação muscular há muito tempo. Alguns estudos recentes em animais mostram que o extrato de sucupira tem o poder de reduzir a inflamação muscular, o que é uma boa indicação de que ela pode ter o mesmo efeito em humanos. Além do óleo de sucupira, outra forma de tratamento tem sido estudada: o extrato hidroalcoólico, que nada mais é do que uma semente imersa em uma mistura de água e álcool. Essa combinação pode remover os diterpenos da sucupira e amenizar a dor e os sintomas desagradáveis, mas é importante ressaltar que nos estudos esse tratamento não impediu a evolução da doença.

  1. Ação anticancerígena

Há indícios de que alguns compostos de sementes de sucupira podem ter uma propriedade que ajuda no combate ao câncer, atuando na morte de células cancerígenas. Uma pesquisa recente indicou que o óxido de etileno, um componente obtido do extrato da semente de sucupira, pode impedir o crescimento e a proliferação de células cancerosas em animais a partir de sua propriedade citotóxica.

  1. Propriedades analgésicas

A ação analgésica da sucupira combinada com suas propriedades anti-inflamatórias é o que faz desta planta um remédio natural conhecido em todo o Brasil. Estudos em animais indicam que os flavonoides encontrados na semente e no óleo de sucupira têm o poder de diminuir a produção de prostaglandinas, que são substâncias capazes de transmitir e aumentar a dor.

  1. Proteção ao funcionamento gastrointestinal

Especialmente no que diz respeito a úlceras e gastrite, o óleo de sucupira é um ótimo remédio para proteger o trato gastrointestinal. Uma pesquisa recente indicou que o consumo de óleo de sucupira ajudou a reduzir a presença enquanto aumentava os neutrófilos, células que agem na defesa do nosso corpo.


Modo de Uso, Contraindicações e Onde Comprar

O uso dependerá do problema que você deseja evitar ou melhorar. Para dor nas articulações, é indicado massagear a pele com três gotas de óleo de sucupira, repetindo este processo pelo menos duas vezes ao dia. Se o problema for gastrointestinal, deve tomar oralmente três gotas de óleo pelo menos duas vezes ao dia. Lembrando que sempre é importante a consulta de um médico, mesmo que o tratamento seja com produtos naturais. Seu uso também não é recomendado para mulheres grávidas ou para crianças menores de 12 anos.

Eu recomendo o uso do óleo vegetal de sucupira branca 100% puro e orgânico distribuído pela Cativa Natureza, saindo a R$ 85,00 o frasco com 30 ml.

É sempre um alívio conhecer alternativas naturais para aplacar dores no corpo. E então pessoal, gostaram de conhecer o óleo de sucupira? Compartilhem com seus amigos e familiares e não esqueçam de deixar seus comentários. Até a próxima!

<< Conheça outros óleos essenciais

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (185 votos! Artigo avaliado com 4,75 estrelas / máximo de 5)
Loading...