Óleos Essenciais

top óleos essenciais para restabelecer a saúde

Bem-vindos, visitantes! Meu projeto de compilar o conteúdo do Blog em pequenos e acessíveis guias está de vento em poupa. Após escrever os guias definitivos de óleos para cabelo, óleos para estrias, óleos para gestante e óleos para massagem; hoje eu organizei um guia dos melhores óleos essenciais para quem deseja uma saúde sempre em dia.

Vamos direto ao assunto, pois há muitas informações que desejo compartilhar! Confira abaixo a listinha dos 10 óleos essenciais mais poderosos para a saúde….

1. Óleo de Cravo-da-índia (Eugenia caryophyllata)

Ele é comumente usado como antisséptico para infecções orais por ser capaz de matar um amplo espectro de micróbios. O cravo-da-índia tem a maior capacidade antimicrobiana no combate às bactérias que muitas vezes levam à pneumonia e infecções de pele.

2. Óleo de Eucalipto (Eucalyptus Globulus)

Usado abundantemente pelos aborígines para a maioria das doenças, o eucalipto é um potente agente antibacteriano, antiespasmódico e antiviral. Assim como cravo, o eucalipto tem um efeito profundo sobre infecções por Staphylococcus (responsáveis por inúmeras doenças no ser humano).

3. Óleo de Olíbano (Boswellia Carteri, Frereana e Sacra)

Os benefícios de cura do olíbano tradicionalmente concentram-se nas suas propriedades de prevenção e cura a doenças anti-inflamatórias. Pesquisadores têm sido capazes de confirmar que os ácidos boswellicos também podem aumentar incrivelmente o sistema imunológico.

4. Óleo de Lavanda (Lavandula Angustifolia)

Conhecida por suas propriedades calmantes e relaxantes, a lavanda é maravilhosa no auxílio à cicatrização de queimaduras, cortes, picadas e outras feridas. É repleto de antioxidantes, razão pela qual pode auxiliar na prevenção e tratamento da diabetes e no estresse oxidativo, que causa o envelhecimento precoce.

5. Óleo de Limão (Citrus limon)

Vários óleos essenciais cítricos são amplamente utilizados para estimular a drenagem linfática, rejuvenescer a pele, dar brilho e prevenir picadas de insetos. O óleo de limão se destaca por possuir propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias, de grande auxílio no combate aos patógenos provenientes de alimentos!

6. Óleo de Orégano (Origanum vulgare)

Várias pesquisas demonstraram os efeitos antibacterianos, antifúngicos e imunomoduladorores do óleo de orégano. É realmente incrível – os benefícios para a saúde do orégano parecem ilimitados.

7. Óleo de Hortelã pimenta (Mentha Piperita)

Possui uma abundância de usos, tanto orais quanto tópicos, por isso este óleo essencial é considerado um dos mais versáteis do mundo. Pesquisas atestam que ele é um excelente antibiótico. Já imaginou um mundo onde seu médico prescreve óleo essencial de hortelã-pimenta para o resfriado e a gripe ao invés de antibióticos? Eu já!

8. Óleo de Alecrim (Rosmarinus officinalis)

Muitas pessoas desconhecem o fato de que o alecrim é capaz de normalizar a pressão arterial. Usado durante séculos para melhorar inúmeros problemas de saúde: memória, função cerebral e até alívio de dores comuns. Diz-se também que o alecrim estimula o cabelo a crescer, mas eu nunca testei.

9. Óleo de Sândalo (álbum Santalum)

Muitas vezes usado para acalmar e curar dores de garganta, o sândalo é um bactericida suave, porém mais potente do a crença popular disseminou. De acordo com pesquisa científica publicada no ano passado, o óleo essencial de sândalo também possui uma capacidade incomum de inibir tanto a tirosinase quanto a colinesterase, que afetam vários processos fisiológicos, desde a produção de melanina até a função adequada do sistema nervoso.

10. Óleo de Melaleuca (Melaleuca alternifolia)

Por último, mas não menos importante, a melaleuca é um eficaz antisséptico para queimaduras e cortes. Também é excelente para tratar infecções bacterianas e fúngicas.

Por que optar pela medicina natural?!

Cada óleo essencial produz um efeito diferente na saúde do corpo. Seu poder de combate a doenças é tão eficaz que, sob a supervisão de um fitoterapeuta e especialista em saúde natural, você pode evitar o uso de químicos desnecessários e até mesmo cirurgias invasivas e dolorosas.

Gostou desse guia? Não se esqueça de comentar aqui embaixo contando a sua experiência pessoal com os óleos essenciais. Compartilhe com amigos e familiares para que mais pessoas possam se beneficiar dos seus efeitos curativos. Até a próxima!

<< Conheça outros óleos essenciais

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (421 votos! Artigo avaliado com 4,84 estrelas / máximo de 5)
Loading...